19.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 8 de agosto, 2025

Especialistas temem que “supertufão” nas Filipinas seja o maior da história

10/11/2013 – Atualizado em 10/11/2013

Por: Terra

Cientistas especializados em fenômenos naturais acreditam que o “supertufão” Haiyan, que atinge as Filipinas desde o início desta sexta-feira, deixará o país na condição de “pior do tipo já registrado a atingir o solo em qualquer lugar do mundo na história”. Segundo a CNN, a certeza do recorde apenas poderá ser medida após a passagem do fenômeno – porém o país já decretou estado de calamidade.

Segundo o serviço meteorológico local, o tufão alcançou ventos de 315 km/h e rajadas de 380 km/h. Na passagem pela nação asiática, no entanto, ele perdeu intensidade e foram registrados, até aqui, ventos e rajadas de, respectivamente, 295 km/h e 360 km/h.

O governo estima que 25 milhões dos cerca de 97 milhões habitantes das Filipinas sejam afetados diretamente pelo fenômeno, que deve deixar o país no sábado e seguir para o Mar da China Meridional.

Até o momento, foram registrado três mortes – uma delas de uma criança de um ano de idade. As áreas de maior risco são as províncias recentemente atingidas por um terremoto de 7,1 graus de magnitude, que matou ao menos 222 pessoas, feriu cerca de mil e deixou cerca de 350 mil desabrigados.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

RoMiotto apresenta soluções completas para monitoramento ambiental na Show Florestal 2025

Empresa apresentará tecnologias avançadas para o setor de papel e celulose, com foco no manejo sustentável de florestas.

Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio após quebrar maxilar de mulher em Três Lagoas

Suspeito, de 48 anos, foi localizado pela Delegacia da Mulher horas após o crime, onde vítima permanece internada e passará por cirurgia.

Fábio Campos se emociona ao receber homenagem das filhas no ar no “Ronda Policial”

Surpresa ocorreu durante o Programa Ronda Policial, às vésperas do Dia dos Pais, onde jornalista lembrou do pai, Romeu de Campos Júnior e exaltou a importância da família.