28.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de janeiro, 2026

Especialistas propõem nova abordagem para definição de obesidade

Especialistas globais sugerem que chamar as pessoas de obesas é falho do ponto de vista médico e propõem a divisão da definição em duas categorias: “obesidade clínica” e “pré-obesidade clínica”. De acordo com o relatório, “obesidade clínica” refere-se a pacientes com condições médicas causadas pelo peso, enquanto “pré-obesidade clínica” aplica-se àqueles que, apesar de estarem acima do peso, mantêm boa forma, mas correm o risco de desenvolver doenças.

A proposta visa beneficiar os pacientes ao invés de se basear apenas no índice de massa corporal (IMC) para determinar a obesidade. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas no mundo convivam com a obesidade, e a demanda por medicamentos para perda de peso tem aumentado.

O professor Francesco Rubino, do King’s College London, que presidiu o grupo de especialistas, destaca que algumas pessoas conseguem manter a função normal dos órgãos e uma boa saúde geral mesmo a longo prazo, enquanto outras apresentam sinais e sintomas de doenças graves. “Obesidade é um espectro”, conclui Rubino.

Com informações BBC NEWS Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS lidera negociações coletivas com cláusulas voltadas a pessoas com deficiência

Levantamento do Dieese aponta Estado acima da média nacional em acordos que tratam da inclusão no mercado de trabalho Mato Grosso do Sul se destaca...

Rodovias próximas a Três Lagoas estão entre as piores do Estado, aponta relatório da CNT

Trecho entre Selvíria e São Paulo é o pior avaliado

Comissão aprova gratuidade de Justiça para pessoas com câncer, deficiência e autismo

Projeto garante acesso ao benefício independentemente de comprovação de renda e segue em análise na Câmara A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos...