22.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Especialista recomenda cuidados médicos mesmo para hematomas

Saúde – 23/03/2013 – 13:03

Quedas, esfolões e machucados fazem parte da rotina de quem cuida de crianças. É comum que os pais se perguntem o que devem fazer nessas situações e que itens devem ter em casa para tratar pequenos machucados.

Entre dois e cinco anos, alguns dos acidentes mais comuns são causados por quedas, principalmente de brinquedos como skate, patins ou bicicleta. As crianças devem sempre usar os equipamentos de segurança como capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras. Outro incidente bastante comum são as queimaduras, por isso os pais devem ficar atentos a produtos inflamáveis e evitar que a criança tenha acesso à cozinha.

Os pais devem sempre ter cuidado na hora de tratar os pequenos quando ocorre algum acidente. Os primeiros cuidados devem ser feitos com base no que aconteceu e se há a necessidade de ajuda médica. Cada situação requer uma atitude diferente. Em casos de queimadura, por exemplo, é preciso tirar a roupa do local, cobrir com um pano seco e limpo e se dirigir imediatamente para um hospital. No caso de queimaduras pequenas, é recomendável deixar a área sob água corrente para diminuir a temperatura do local e a dor. Quando ocorrem quedas, os pais devem ver se a criança apresenta alguma deformidade que pode indicar uma fratura. “Se for uma criança que pode responder exatamente o que sente, se sente dor, fica mais fácil”, explica Aramis Lopes, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado

“Se Bolsonaro me imputar essa missão, não tem como dizer não”, afirma Pollon sobre vaga ao Senado

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) afirmou, em entrevista, que pode reavaliar sua pré-candidatura ao Senado...