36.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Especialista fala das quedas de energia elétrica em Três Lagoas

09/11/2015 – Atualizado em 09/11/2015

Por: Redação

Romeu de Campos Júnior recebeu hoje (09) em seu Programa Linha Direta com a Notícia, na Rádio Caçula, o Especialista em energia elétrica Luis Alberto de Magalhães, para falar sobre os constantes picos e as quedas de energia, que deixam Três Lagoas (MS), às escuras por muitas horas, fato que se repetiu na noite de ontem, durante chuva e vento que ocorreu na cidade.

Luis Alberto é aposentado da CESP (Companhia Energética de São Paulo), possui experiência de 25 anos exercendo a função de eletricista de manutenção no sistema elétrico.

O que acontece para ocasionar tantas quedas de energia? – Luis disse que o ocorrido na noite de ontem não é normal, pois o temporal teve ventos que chegaram a 77 Km por hora e grande quantidade de descargas elétricas (raios), sendo que Mato Grosso do Sul figura entre os estados mais atingidos por tais descargas.

Luis Alberto relata que em Três Lagoas, as árvores ficam próximas da rede elétrica e com o vento forte elas encostam na fiação de alta tensão e o sistema de distribuição de energia tem dispositivos de segurança e, conforme a quantidade de contato das árvores com a rede elétrica, o sistema entende que algo está ocorrendo e automaticamente se desliga, para proteger a rede e principalmente a população.

Segundo ele, Três Lagoas tem duas subestações de energia e, o sistema as desligou ontem, ao desligar essas subestações, a empresa precisa fazer uma vistoria visual antes de religar os aparelhos e, nas subestações a entrada é permitida somente para profissionais devidamente autorizados, mediante capacitação e treinamentos adequados e, no caso de queda de energia a concessionária trabalha com prioridades, primeiro são religadas as subestações, depois os ramais de alimentação e finalmente os pontos de transformação (transformadores), em alguns casos a energia demora para voltar a uma determinada região, por pequenos defeitos na última etapa da distribuição.

Árvores em contato com a rede elétrica – Luis disse que, defende a ideia de plantar árvores típicas do cerrado que não cresçam muito, para evitar o ocorrido ontem depois do temporal que assolou nossa cidade, pois segundo os meios de comunicações, restaram um rastro de danos com quedas de árvores sobre casas e veículos, aliados aos diversos bairros que permanecem até o momento no escuro devido o atrito das árvores impulsionadas pelos fortes ventos contra a rede elétrica.

Iluminação Pública – Conforme Luis Alberto, o que está ocorrendo é o que mais prejudica a população, pois a Elektro diz que não é sua responsabilidade e, a administração municipal não usa as ferramentas legais para obrigar a execução dos serviços. “As pessoas precisam informar a concessionária sobre os defeitos e anotar o número do protocolo de atendimento e o nome do atendente, para buscar na justiça o cumprimento dos seus direitos” finalizou o especialista.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS), a partir de agora, passa a exibir...

Nova lei permite que contribuintes regularizem débitos municipais em Três Lagoas

Projeto oferece descontos em juros e multas para quem tem débitos municipais, mas exclui multas de trânsito e dívidas contratuais.

Mato Grosso do Sul está entre os maiores consumidores de brechós no Brasil

Estado ocupa 6ª posição em buscas por moda circular, segundo levantamento nacional