Educação – 22/06/2012 – 13:06
A implantação de um sistema de gestão de qualidade contribui para aumentar os ganhos de uma empresa ao reforçar estratégias de gerenciamento, conforme apontou o especialista Luciano Rolim, auditor sênior da Bureau Veritas, durante palestra realizada na noite de ontem (21/06), no auditório do Drud’s Convention Center, em Três Lagoas (MS), como parte do 4º Coquetel da Qualidade do PQF (Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores) Avançado, desenvolvido pelo IEL em parceria com o Sebrae Nacional.
Com conhecimento em consultorias, treinamentos e auditorias em sistema de gestão da qualidade e metodologias que apoiam a qualidade, Luciano Rolim reforçou que, cada vez mais, as organizações modernas estão se convencendo de que seu sucesso só é possível com base em uma política voltada para a atuação responsável em relação ao meio ambiente, à segurança, à qualidade e à sociedade. “As grandes empresas, em especial, as que já certificaram em Sistema de Gestão da Qualidade, exigem de seus fornecedores de bens e serviços à adequação às normas da qualidade”, garantiu.
Ele destacou que a implantação e a certificação de um sistema de gestão da qualidade têm impacto altamente positivo na credibilidade por parte de acionistas, clientes, fornecedores e opinião pública. “Para implementar esse sistema nas empresas, o primeiro passo é que a direção esteja comprometida com a qualidade. A qualidade só é possível por meio de uma mudança de postura e atitudes das pessoas. O principal é o cliente”, afirmou.
O Programa
Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, o PQF Avançado conta com a participação de 30 empresas de Três Lagoas dos mais diversos ramos, que estão sendo qualificadas para atender as necessidades das empresas-âncoras Fibria, Eldorado e Votorantin Siderurgia, com apoio da Prefeitura Municipal. “A intenção é fazer com quem eles tenham acesso ao conhecimento sobre essa questão de gestão, motivando a continuidade desse sistema para que as organizações atinjam um nível de excelência”, disse.
Ele acrescenta que o PQF Avançado deve ser concluído em dezembro deste ano com a certificação sendo entregue em janeiro de 2013. “Essa é mais uma etapa no procedimento de manutenção do sistema e uma motivação para as empresas concluírem esse processo”, afirmou. De 2008 até o momento, o IEL já certificou em Três Lagoas 52 empresas fornecedoras, das quais 35 são do PQF Básico e 17 do PQF Avançado.
Para Adalton Quinello, proprietário da Hidraulica Quinelli, a capacitação por meio do Programa tem sido fundamental para o melhor funcionamento da empresa. “O PQF abriu nossa visão e nos permitiu mais organização dentro da empresa, melhorando também a relação diretoria-funcionário e funcionário-cliente”, disse. A gerente comercial da Estrumetal, Renata Fernandes Camargo, afirmou que participar do PQF tem ajudado a superar algumas dificuldades da empresa. “Acredito que já estamos passando por mudanças, e isso só tem nos dado resultados positivos, pois os profissionais que prestam os treinamentos são gabaritados”, assegurou.
Fonte: Assessoria de Comunicação