23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Especialista alerta para risco de extinção em massa devido às mudanças climáticas e a necessidade urgente de ação

Se a humanidade não conseguir reverter os impactos das mudanças climáticas, a Terra pode enfrentar uma extinção em massa, semelhante ao evento do Período Permiano, há cerca de 299 a 251 milhões de anos, quando 90% das espécies foram extintas. O alerta foi dado por Hugh Montgomery, pesquisador da University College London, durante o evento Forecasting Healthy Futures Global Summit, realizado no Rio de Janeiro. Ele ressaltou que a extinção já está em curso, sendo “a maior e mais rápida da história”, com a humanidade como principal responsável.

Montgomery destacou que a situação pode se tornar ainda mais grave se a temperatura global aumentar 3ºC acima dos níveis pré-industriais, o que pode ocorrer até 2100, caso as atuais emissões de gases de efeito estufa não sejam reduzidas. Em 2024, a temperatura global já subiu 1,5ºC. O pesquisador alertou para as consequências, como o colapso das camadas de gelo do Ártico e o aumento do nível do mar, que podem ocorrer se a temperatura atingir entre 1,7ºC e 2,3ºC.

Ele também mencionou o impacto do metano, um gás 83 vezes mais potente que o CO₂, liberado principalmente na extração de gás natural, e afirmou que medidas imediatas de despoluição são essenciais para evitar danos econômicos significativos. A economia global pode perder até 38 trilhões de dólares até 2049 devido aos efeitos das mudanças climáticas.

Montgomery defendeu que, além de adaptar-se às mudanças climáticas já em curso, é crucial reduzir drasticamente as emissões, pois não adianta apenas aliviar os sintomas quando a verdadeira solução é a “cura” para o problema.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026