Esporte – 02/05/2012 – 16:05
Foi realizada, na tarde de ontem (1º), no campo da orla da Lagoa Maior, a final da 4ª Copa Idevaldo Claudino de Futebol de Base, categoria sub-11, sendo que a equipe da Escolinha do Professor Pedrinho sagrou-se campeã ao enfrentar a equipe da escola João Tomes, da Vila Piloto.
A partida foi vencida pela Escolinha por 2 a 0, com gols de Teodoro Raspini (11), no primeiro tempo, e de Juninho (9), de cabeça, na etapa final do jogo. Os dois jogadores foram os artilheiros da competição, com cinco e quatro gols, respectivamente, sendo que Teodoro recebeu a medalha pelo maior número de gols. Além destes gols, os garotos tinham convertido outros dois gols, cada, no Torneio Início, o que não foi computado na classificação geral da artilharia.
Desde o início da partida, os atletas da escolinha entraram dispostos a manter a posse de bola, pressionando em todos os lances de saída de bola e com a defesa bastante fechada, enquanto o ataque se articulava com rapidez rumo ao gol adversário, criando várias chances de gol. A escola João Tomes, dirigida pelo professor Rodrigo Santos, também criou algumas oportunidades, barradas pelo goleiro Felipe Lima, premiado com medalha de menos vazado da categoria sub-11.
Importância da competição – Pais e amigos das crianças compareceram para prestigiar a final. De acordo com Andréa Portugal, mãe do atleta Bruno, da Escolinha do Professor Pedrinho, a competição é importante para mostrar às crianças e aos pais o resultado do trabalho de treinamentos. “O futebol dá disciplina a eles e o campeonato é uma oportunidade muito boa”, afirmou.
Segundo o professor Pedro Machado, o Pedrinho, a Copa é a única competição municipal para o futebol de base. As outras oportunidades das equipes que comanda são fora da cidade. Porém o que ele destacou foi a importância de os pais estarem juntos dos filhos. “Se todos pudessem fazer isso, os riscos seriam menores”, disse.
Para o professor Rodrigo, ex-técnico da Salesianos, agora treinando a equipe da escola João Tomes, o importante da competição também é motivar os pequenos atletas. “Além do futebol, sempre destacamos a parte social, sempre pensando no futuro das crianças”, destacou.
O aspecto social do torneio é o principal objetivo, revela o professor Rodrigo de Oliveira Lopes, organizador da competição. “A intenção é incentivar a prática esportiva e, com isso, tirar as crianças das ruas e do risco social. Pelo menos 90% das equipes são treinadas por voluntários, que reúnem os meninos nos bairros, muitas vezes sem qualquer apoio, dando ocupação e promovendo o esporte e a socialização. Nosso objetivo é auxiliar o trabalho destes voluntários, mostrando ainda o empenho dos atletas”, afirmou.
Lopes ainda ressaltou o crescimento da qualidade técnica das equipes nos quatro anos da Copa Idevaldo Claudino. “Os jogos tiveram resultados com diferenças menores de gols, o que demonstra que houve melhorias e mais empenho dos técnicos, para igualar o nível da competição”, explicou.
Números da categoria sub-11- A categoria sub-11 foi representada por oito equipes, que somaram 34 gols em quatro rodadas de classificação, duas rodadas eliminatórias e a final, com uma partida. No total, cerca de 160 meninos, de 11 anos para baixo, disputaram a etapa.
“Foi um sucesso, com as equipes muito equilibradas, os pais participando de forma mais acentuada e os atletas podendo mostrar a qualidade que estão desenvolvendo. Três Lagoas é celeiro de grandes atletas e nossa função é incentivar o surgimento e promover o crescimento destes atletas”, avaliou o vereador Idevaldo Claudino, idealizador e patrocinador do evento por quatro anos consecutivos. Além de parabenizar pais, técnicos e atletas, o vereador disponibilizou o seu gabinete para os projetos esportivos.
Categoria sub-13 – A 4ª Copa Idevaldo Claudino de Futebol de Base segue com o congresso técnico para a categoria sub-13, a ser realizado amanhã (3), na Câmara Municipal, às 19h. O Torneio Início da competição da categoria está previsto para o dia 12, também no campo da Lagoa Maior. A expectativa é reunir outros 160 pré-adolescentes. “Contamos com o apoio e a presença dos pais”, pediu Idevaldo. Após a etapa sub-13, serão realizados os torneios para sub-15 e sub-17.
Fonte: Camara Municipal de Tres Lagoas