24.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Escolas públicas de nível básico farão greve de três dias

Educação – 13/03/2012 – 15:03

Entre os dias 14 e 16 de março de 2012, quarta, quinta e sexta-feira desta semana as escolas públicas de nível básico, em todo Brasil, tanto das redes municipais quanto estaduais paralisarão suas atividades para protestar contra o descaso de grande parte dos gestores públicos em não garantir educação de qualidade socialmente referenciada para todos.

A greve em nível nacional está sendo organizada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e a nível dos estados está sendo organizadas pelos sindicatos da educação, no caso de Mato Grosso do Sul pela FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

Em âmbito nacional, a Greve marcará o início de uma ampla jornada de luta dos trabalhadores por educação pública, gratuita, universal, laica, de qualidade (com equidade), e por valorização profissional, devendo um de seus desdobramentos culminar na denúncia de governadores e prefeitos – desrespeitadores da Lei do Piso – à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a outras instituições internacionais, além dos órgãos do Poder Judiciário nacionais.

Pauta da Greve (Reivindicações):

  1. Ampliar o investimento em educação para 10% do Produto Interno Bruto (PIB), ao longo da próxima década, e exigir a aprovação do novo Plano Nacional de Educação;

  2. Garantir o cumprimento imediato e integral da lei federal nº 11.738, a Lei do Piso Salarial Nacional, que significa pagar o piso de R$ 1.451 por 40 horas e conceder 1/3 de hora-atividade para o planejamento de aulas.

  3. Implementar a gestão democrática em todas as escolas e os sistemas de ensino, conforme preceitua as normas educacionais e o Estatuto da Criança e do Adolescente;

  4. Impedir a terceirização das funções escolares, sobretudo daquelas desempenhadas pelos funcionários da educação; e

  5. Assegurar outras pautas locais (dos municípios) da educação e de seus trabalhadores.

Agenda em Mato Grosso do Sul

14 de março – Panfletagens, passeatas e atos públicos em todos os municípios do Estado.

Em Campo Grande: Reunião entre a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e a comissão da greve nacional da FETEMS – Local: Assembleia Legislativa, às 14hs30.

15 de março – Agenda em Campo Grande organizada pela FETEMS – Passeata, com trabalhadores em educação de todo o MS, saindo às 8hs da Praça do Rádio, após passeata entrega de documentos reivindicando o cumprimento da LEI DO PISO NACIONAL na ASSOMASUL e no Tribunal de Justiça. Entrega do prêmio “Prefeito Educador”, uma homenagem às prefeituras que cumprem a Lei do Piso Nacional na íntegra, às 15h30, na sede da FETEMS

16 de março – Debates em todo o Estado sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

Fonte: Assecom FETEMS / Ilustração / Foto Internet

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIB dos municípios de MS cresceu em todas as regiões com destaque para áreas agroindustriais

Em 2023 o PIB de Mato Grosso do Sul alcançou R$ 184 bilhões, variação de 13,4% em relação a 2022, quatro vezes maior que o índice nacional (3,2%) e o segundo maior percentual do Brasil, atrás apenas do Acre que teve variação de 14,1%.

Governo de MS expande investimentos para ações de combate as endemias nos municípios

O trabalho mostra resultados, e pelo segundo ano consecutivo, o número de casos de dengue diminuiu no Estado.

Escolas da Rede Estadual finalizam ano letivo e se preparam para retorno dos alunos em fevereiro de 2026

O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e acolhimento das equipes escolares.