Internacional – 18/02/2012 – 09:02
O processo de perfuração começou há 20 anos e os cientistas alcançaram a superfície do lago Vostok sob uma camada de gelo de quatro quilômetros de espessura. Interrompida durante o inverno, a exploração continuará apenas em dezembro de 2012, quando for verão na Antártida novamente.
No primeiro final de semana de fevereiro, cientistas da expedição russa à Antártida finalmente alcançaram a superfície do lago Vostok, segundo o Instituto de Pesquisas no Ártico e na Antártida e a Expedição Marinha de Prospecção Polar.
A descoberta do lago Vostok é um dos maiores êxitos científicos da segunda metade do século 20. O lago é único porque foi isolado da superfície da Terra durante centenas de milhares de anos por uma camada de quatro quilômetros de gelo. Além disso, os cientistas acreditam que existam organismos vivos nas águas do Vostok.
“O lago foi descoberto por uma equipe internacional que inclui cientistas russos, americanos e britânicos”, disse Valéri Massolov, chefe da Expedição Marinha de Prospecção Polar, ao site Science and Technologies Russian Federation (strf.ru).
Fonte: Gazeta Russa