11.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 31 de julho, 2025

Ericsson pagará R$ 90 mil a homossexual por discriminação

08/05/2014 – Atualizado em 08/05/2014

Por: MidiaMax

A companhia de telecomunicações Ericsson foi condenada nesta quarta-feira a pagar indenização no valor de R$ 90 mil ao metalúrgico homossexual Maximiliano Neves Galvão por assédio moral e homofobia.

A ação movida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região teve decisão favorável em primeira instância pela 5ª Vara do Trabalho local. Galvão sofreu humilhações e perseguições por parte de gerentes e supervisores que foram ratificadas por testemunhos. Ele contou ter sido chamado de “gay”, “viado” e “bicha” na presença de superiores e que nenhuma providência foi tomada.

No texto da sentença, um testemunho relata que “o gerente Osvaldo usou um formulário administrativo, conhecido como gabarito rosa, e disse que o documento era bissexual e que daria para ser usado dos dois lados”, falando em tom de ironia para o trabalhador.

Segundo a vítima, a decisão serve de exemplo para que outros não se calem e denunciem qualquer tipo de discriminação sofrida no trabalho. “Quero muito que essa decisão sirva para que outros percam o medo de enfrentar as empresas e não se calem diante dos abusos. Hoje estou de alma lavada, não pela indenização, mas pelo reconhecimento de tudo o que eu passei”, afirmou.

Em nota, a empresa informou que não comenta detalhes de processos jurídicos em andamento, no entanto, reforça o compromisso com seu código de ética corporativo assinado por todos os funcionários no momento da contratação, no qual defende a igualdade e o respeito entre todos os empregados, independente de cor, raça, sexo, opção sexual, estado civil, religião, origem social, étnica ou de nacionalidade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Missão dada, missão cumprida”: Padre Cláudio lidera fé e ação social na periferia de Três Lagoas

Área Pastoral Santa Dulce atua com celebrações, ações sociais e forma comunidade ativa à espera de se tornar paróquia oficial

Corrida dos Poderes chega a Três Lagoas com mais de mil inscritos e reforça incentivo à saúde e cidadania

Treinão promovido pelo Governo do Estado, junto com a Assembleia Legislativa busca aproximar o poder público da população e combater o sedentarismo

Três Lagoas inaugura novo Complexo de Ortopedia e Fisioterapia nesta quinta (31)

Unidade conta com 17 profissionais e amplia acesso a tratamentos especializados na rede municipal de saúde