19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho, 2026

Equipes de imunização são capacitadas pela Secretaria Municipal de Saúde

13/03/2018 13h48

O curso teórico e prático de 40 horas pretende abordar a atualização do calendário, preparo e administração das vacinas

Por: Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Atenção Básica de Saúde, iniciou o curso de capacitação das equipes de Imunização, na manhã desta terça-feira (13), em uma das salas da Unidade I do Campus Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O curso, de 40 horas, está sendo ministrado pela coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, e tem como público alvo duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem de cada unidade de Atenção Básica de Saúde, ou seja, das unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Como antecipou a enfermeira Humberta, a capacitação “em sala de vacina” terá orientações teóricas e práticas sobre a importância do Calendário e sua atualização constante, conforme determina o Programa Nacional de Imunização (PNI), o devido preparo das vacinas, assim como os cuidados que devem ser tomados e, por fim, a administração das vacinas, ou seja, a melhor forma de aplicá-las.

A abertura do curso foi prestigiada pelo vice-prefeito Paulo Salomão, e pela secretária de Saúde, Agelina Zuque, acompanhada da diretora do Departamento de Atenção Básica de Saúde, enfermeira Fabiana Cardoso da Silva, e o técnico administrativo da SMS, Sandro Rotiroti.

“A imunização é um setor importantíssimo na área de Saúde e requer responsabilidade total nesse serviço de atendimento à população. Com esta capacitação, esperamos manter e até melhorar os nossos altos índices de cobertura vacinal”, comentou a secretária Angelina, ao desejar as boas vindas aos participantes do curso.

“É um momento bom e oportuno de capacitação e atualização de conhecimentos para melhor atendermos à população nas nossas Unidades de Atenção Básica de Saúde”, observou a enfermeira Fabiana.

Por sua vez, o vice-prefeito Paulo Salomão ressaltou que é importante “melhorarmos sempre mais a qualidade dos serviços de Saúde que prestamos à população. Por isso, a necessidade de participarmos continuamente de cursos de capacitação e atualização de conhecimentos”, disse.

“A gente sente orgulho em saber e falar que a Saúde de Três Lagoas é referência na qualidade de atendimento e resultados em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Por isso, nosso trabalho é estimular e incentivar mais pessoas a se vacinarem para que sejam imunizadas de sérias doenças, porque a vacina é uma das melhores formas de prevenção de doenças”, completou Paulo Salomão.

Por: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Misto vence Taveirópolis na estreia e marca retorno ao futebol profissional com vitória

O Misto Esporte Clube começou com o pé direito sua caminhada na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Na noite desta segunda-feira (22), o Carcará...

Caminhoneiro é preso por embriaguez após causar acidente e fugir por mais de 10 quilômetros em Três Lagoas

Um caminhoneiro de 57 anos foi preso na tarde de domingo (21) em Três Lagoas após se envolver em um acidente de trânsito, fugir...

Eldorado Brasil e Prefeitura entregam agasalhos para crianças atendidas pelo CRASE

O último fim de semana foi marcado pelas baixas temperaturas em Três Lagoas. Mas, para muitas famílias, foi de acolhimento, solidariedade e calor humano....