Após dois dias de suspensão por falha técnica, atendimentos foram retomados e pacientes terão reagendamento prioritário para exames
A Carreta da Saúde da Mulher do SUS, que está em Três Lagoas desde 28 de novembro de 2025, retomou nesta quinta-feira, 08, os atendimentos de mamografia digital após dois dias de suspensão, causados por falhas técnicas no equipamento utilizado para os exames.
Na última terça-feira, 06, o aparelho apresentou problemas, interrompendo o serviço e gerando reclamações de pacientes que procuraram o jornalismo da Caçula FM para relatar a situação. Com a queixa, entramos em contato com a assessoria de comunicação do AgSUS (Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS), que enviou uma nota, na tarde desta quinta-feira, 08, confirmando o retorno do funcionamento normal do equipamento.
A nota informa que durante o período de paralisação, as mulheres com exames agendados foram comunicadas e orientadas sobre o reagendamento, que, conforme o órgão, será feito com prioridade. Já os demais atendimentos da unidade, como consultas ginecológicas e exames de ultrassonografia continuaram ocorrendo normalmente, sem alteração na rotina.
Entre os procedimentos disponíveis na unidade estão, além da mamografia digital, ultrassonografia mamária bilateral, ultrassonografia transvaginal e pélvica, colposcopia, punção de mama por agulha grossa, excisões do colo uterino (tipos I e II), biópsias de mama e do colo do útero, além de consultas médicas, teleconsultas e exames anatomopatológicos. A estrutura foi montada ao lado do Polo Esportivo Eduardo Milanez, na Lagoa Maior.
De acordo com o AgSUS, desde o início das atividades em Três Lagoas, a unidade móvel já realizou 553 atendimentos, sendo 496 consultas médicas, 153 ultrassonografias e 369 mamografias até o dia 23 de dezembro de 2025. Os atendimentos seguem até o próximo dia 23 de janeiro.


