21.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de julho, 2025

Entidades prometem tuitaço contra Lei Geral da Copa

Misto – 25/02/2012 – 09:02

Grupos de defesa do consumidor e movimentos sociais contestam pontos do texto que será votado na próxima terça-feira

Entidades de defesa dos direitos do consumidor e movimentos sociais prometem fazer barulho na web na próxima segunda-feira contra a Lei Geral da Copa. O projeto será votado no dia seguinte pela comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o texto. Os grupos convocam usuários do Twitter a publicarem mensagens que afirmam que o “o Brasil está se vendendo para a Fifa” e “nossos deputados estão vendendo nossos direitos para a Fifa”.

Um dos grupos que estão convocando a população para o protesto é o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Um representante, o advogado Guilherme Varella, chegou a participar de audiência pública na comissão em novembro do ano passado, e elencou pontos do texto que entrariam em conflito com as leis que garantem os direitos do consumidor, de estudantes e idosos. Ali mesmo foi lançada a campanha “Fifa, abaixa a bola”, que pediu ajuda da sociedade para conseguir alterações no projeto. Quatro meses depois, Varella acredita que a pressão surtiu efeito.

  • A gente soma hoje quase 4 mil e-mails enviados para os deputados da comissão, para o (Joseph) Blatter (presidente da Fifa), para a presidente Dilma e para ministros. A gente tem feito pressão e já sentiu que mudanças foram incorporadas.

De acordo com Varella, um exemplo de alteração sugerida e aceita é a limitação nas zonas de exclusividade comercial da Fifa. Segundo ele, a primeira versão do projeto prejudicaria a livre iniciativa e o livre comércio nas regiões próximas aos locais oficiais da competição, e isto diminuiu após mudanças no projeto. O advogado ressalva, entretanto, que ainda existem muitos pontos de discordância.

  • O substitutivo alterou alguns pontos, mas manteve o monopólio da Fifa em vários aspectos, incluiu ingressos de meia-entrada em uma quantidade pequena e de forma insuficiente e mantém algumas afrontas na nossa área, como a permissão de venda casada e a possibilidade de multa ao consumidor que desistir do ingresso.

O advogado disse confiar na adesão de deputados e senadores à causa, mas não descartou a possibilidade de levar o assunto à Justiça. Ele também criticou a pressão da Fifa, que quer a aprovação do projeto pela Câmara e pelo Senado até o dia 12 de março. É quando está prevista a visita ao país do presidente da entidade, Joseph Blatter, que só deve vir ao país se a Lei Geral for aprovada até lá.

  • A Fifa pressiona baseada no compromisso firmado entre ela e o governo anos atrás, é um compromisso entre partes. Por uma lógica simples, nenhum contrato privado pode superar ou passar por cima de uma legislação nacional. Essa pressão da Fifa é completamente desrespeitosa à soberania nacional.

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeito quer turismo no Cinturão Verde e atendimento centralizado para idosos em Três Lagoas

Prefeito Cassiano Maia fala à Rádio Caçula sobre transporte público, obras, saúde, economia e assistência social durante entrevista no programa de Toninha Campos A gestão...

MSGás investirá R$ 160 milhões em gasoduto até Inocência

Sai licitação para compra de tubos de aço do ramal de 125 km para fornecimento de gás natural para fábrica de celulose da Arauco.

Cursos de artesanato em Três Lagoas oferecem oportunidade de renda extra e nova profissão

Inscrições vão até o dia 8; aulas acontecem na Casa do Artesão e são voltadas a quem busca renda extra ou aprender uma nova...