28.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 28 de outubro, 2025

Enem voltará a emitir certificado de conclusão do ensino médio a partir de 2025

A partir da edição de 2025, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a ser utilizado como instrumento para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio e da declaração parcial de proficiência. A medida, que estava suspensa desde 2017, foi oficializada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (23), com a publicação da Portaria nº 382/2025.

A nova norma altera a Portaria MEC nº 458/2020, reforçando o papel do Enem como ferramenta de avaliação da educação básica e ampliando sua utilidade para diferentes perfis de participantes.

Para solicitar a certificação, o candidato deverá declarar essa intenção no momento da inscrição, ter no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, além de 500 pontos na redação. A emissão do certificado será feita por institutos federais ou instituições estaduais que tiverem firmado parceria com o Inep.

Com a mudança, os participantes agora contam com duas alternativas para concluir o ensino médio: o Enem e o Encceja, que até então era a única opção.

As inscrições para o Enem 2025 estarão abertas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação e emissão de DVA para matrículas escolares de 2026

Ação começa no dia 3 de novembro nas escolas e terá “Dia D” de vacinação em todas as UBSs no sábado, 8 de novembro A...

Operação Contenção deixa 64 mortos e paralisa o Rio de Janeiro

Confrontos entre policiais e facções criminosas nos Complexos do Alemão e da Penha resultam em mortes, prisões e bloqueios em vias expressas da capital...

Mato Grosso do Sul tem a terceira maior taxa de orfandade causada pela covid-19 no país

Estudo aponta que mais de 5 mil crianças e adolescentes perderam pais ou cuidadores durante a pandemia