28.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 28 de outubro, 2025

Enem 2025: saiba como usar as notas para entrar na faculdade ou concluir o ensino médio

Resultado poderá ser usado para Sisu, Prouni, Fies, universidades portuguesas e certificação do ensino médio

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, exceto nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde o exame ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da COP30.

Os resultados individuais devem ser divulgados em janeiro de 2026 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas poderão ser usadas de diferentes formas: para ingresso em universidades públicas e privadas, estudo em Portugal, autoavaliação e até para certificação do ensino médio.

Acesso ao ensino superior

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. As notas servem para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

  • Sisu: permitirá o uso das notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). O candidato não pode ter zerado a redação.
  • Prouni: exige nota média acima de 450 pontos e mais de zero na redação. Oferece bolsas integrais e parciais em faculdades privadas.
  • Fies: aceita notas de qualquer Enem desde 2010, com média mínima de 450 pontos e redação diferente de zero. A versão Fies Social reserva metade das vagas a estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico.

Estudo em Portugal

Atualmente, 26 instituições portuguesas possuem convênio com o Inep e aceitam as notas do Enem para ingresso no ensino superior, entre elas o Instituto Politécnico de Coimbra e a Universidade Nova de Lisboa.

Certificação do ensino médio

O Enem 2025 também permitirá novamente certificação de conclusão do ensino médio e declaração parcial de proficiência, desde que o participante:

  • tenha 18 anos ou mais;
  • obtenha mínimo de 450 pontos em cada área do conhecimento;
  • e pelo menos 500 pontos na redação.

Treineiros

Quem fizer o Enem apenas para testar conhecimentos não poderá usar as notas para ingresso no ensino superior. O resultado desses participantes será divulgado cerca de 60 dias após o dos demais candidatos.

O Enem, criado em 1998, avalia conhecimentos em quatro áreas — linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática — com 180 questões objetivas e uma redação dissertativo-argumentativa.

Com Informações Agência Brasil/ Reescrito por Thais Constantino

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Família procura por adolescente desaparecida após embarcar para SP

Flávia Alessandra Estevão da Silva, de 17 anos, foi vista pela última vez na rodoviária de Ribas do Rio Pardo no dia 10 de outubro.

Justiça Federal condena dupla por tráfico de drogas dentro do campus de universidade em Três Lagoas

Penas somam quase 29 anos de prisão por envolvimento no transporte e ocultação de 38,9 kg de maconha em área da universidade.

Gestores da Sead serão capacitados em letramento racial em Campo Grande

Formação ocorre em 14 de novembro e busca fortalecer políticas públicas com foco na igualdade racial Lideranças da Secretaria de Estado de Assistência Social e...