Economia – 25/07/2012 – 10:07
Cerca 13 bilhões de reais foram movimentados no Brasil, no ano passado, com as viagens a trabalho. O turismo de negócios representa 56,9% do transporte aéreo no País e, segundo estimativas do setor, deve gerar até o final do ano 703 mil novos empregos.
Este cenário impacta toda a economia brasileira. Para abordar o panorama nacional da atividade e as perspectivas para as pequenas empresas da cidade de Três Lagoas, o Sebrae em parceria com a Petrobras e a Prefeitura Municipal, realiza no dia 31 de julho, o I Encontro de Turismo de Negócios.
Direcionado a empresários de bares, restaurantes, cafeterias, lanchonetes, lancheiros, proprietários de hotéis, pousadas e hospedagens, o evento terá a presença de Enrico Fermi Torquato, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), para ministrar palestra às 19 horas.
Após, às 20 horas, começa mesa redonda com o tema “Desafios do Turismo de Negócios em Três Lagoas”, na qual o Sebrae apresenta análise do setor na cidade e abre debates com representantes da Prefeitura, UFMS, Faculdades Integradas de Três Lagoas (Aems), Abrasel/MS, ABIH/MS e Senac.
O objetivo, de acordo com a gerente do Sebrae Regional Costa Leste, Márcia Rocha, é atrair empresários de micro e pequenas empresas dos setores de hotelaria e alimentação fora do lar. “Três Lagoas cresceu muito nos últimos anos com a instalação de grandes indústrias. Aqueceu o setor da habitação, aumentou a quantidade de eventos e a demanda por serviços”, expõe.
A proposta é também aproximar os empreendimentos locais de entidades representativas no Estado. Durante a tarde, das 14h30 às 16h30, haverá reuniões setoriais entre empresários de Três Lagoas e os presidentes estaduais da ABIH/MS, Leonardo Lorenzzetti, e da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel/MS), Rubio Sergio.
Capacitação do setor
Márcia Rocha destaca que “Três Lagoas tem recebido regularmente diretores, gerentes e técnicos de multinacionais do Brasil, China, Espanha, Chile, ou seja, pessoas que circulam no mundo todo; um público exigente, que vem a negócios”, diz. Ela comenta que por conta deste movimento cresceu a demanda do Sebrae em capacitar a pequena e a microempresa.
De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico do município, Marco Garcia, “O setor de turismo de negócios triplicou a economia local nos últimos quatro anos. A cidade tem 105 mil habitantes, mais uma população flutuante de 15 mil pessoas, sendo grande parte destas pessoas que estão a trabalho”.
A gerente ressalta algumas dificuldades e gargalos. “O empresário tem que estar atento às novas necessidades do consumidor. É preciso, por exemplo, que este ‘turista de negócio’ tenha opções de alimentação e acesso a serviços em horários diferenciados. Ao mesmo tempo, sabemos que ele tem que lidar com o problema da alta rotatividade de funcionários em hotéis e restaurantes”, aponta.
Programação
14h30 às 16h30 – reuniões setoriais.
19 h – Palestra Turismo de Negócios. Presidente nacional da ABIH.
20h – Mesa Redonda. “Desafios do Turismo de Negócios em Três Lagoas”.
Serviço
As inscrições estão abertas para o I Encontro de Turismo de Negócios. A entrada é gratuita. Empresários de micro e pequenas empresas dos setores de bares e restaurantes e hotelaria, interessados em participar das reuniões setoriais, devem fazer agendamento prévio através de contato com o Sebrae Regional Costa Leste, pelos telefones (67) 3929-1220 e 3929-1223.
O Sebrae fica à Rua Zuleide Perez Tabox, 826, no centro, Três Lagoas.
Fonte: Ascom/SEBRAE