22.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 1 de setembro, 2025

Encontro de Blatter com Dilma deve dar fim à tensão entre Brasil e Fifa

Geral – 16/03/2012 – 08:03

Ministro do Esporte e Pelé também participam da reunião, nesta sexta

Na manhã desta sexta-feira (16), duas semanas após o início do desentendimento entre a Fifa e o governo brasileiro, a presidente Dilma Rousseff receberá em seu gabinete, em Brasília, o presidente da federação esportiva, Joseph Blatter. Participam da reunião também o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o ex-jogador de futebol e embaixador honorário do Brasil para a Copa de 2014, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, além do ex-atacante Ronaldo, que faz sua primeira participação em assuntos do Mundial como membro do COL (Comitê Organizador Local). A participação do novo comandante da CBF, José Maria Marin, está prevista, mas não foi confirmada.

O encontro, marcado para as 10h desta sexta, foi solicitado por Blatter, em carta enviada no último dia 6 em que pedia desculpas ao País pela situação criada após o comentário do secretário-geral, Jérome Valcke. No dia 2 deste mês, em entrevista a jornalistas na Inglaterra, Valcke demonstrou irritação com a demora na execução de obras para a Copa no Brasil e disse que o governo merecia levar um “pontapé no traseiro”.

A frase incomodou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que solicitou formalmente ao presidente da Fifa que o secretário fosse afastado das negociações com o Brasil. Valcke também pediu desculpas e disse ter sido mal interpretado. Por precaução, a própria Fifa suspendeu a visita que o secretário faria às cidades-sede brasileiras nesta semana, pelo menos até que as relações da entidade com o governo Dilma estivessem normalizadas.

Nova confusão

Nesta quarta (14), outro mal entendido partiu da assessoria jurídica do Palácio do Planalto colocou mais lenha na fogueira. Com a Câmara dos Deputados prestes a votar o projeto que cria a Lei Geral da Copa, os líderes da base aliada receberam uma mensagem do governo avisando que o Brasil não tinha qualquer compromisso de garantir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos de 2014.

O ponto é justamente o mais polêmico do projeto e que o impediu de já ter sido aprovado. De acordo com o relator da proposta na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), todos da bancada ficaram “perplexos” com a novidade. 

  • Fiquei incomodado, afinal, foram 5 meses de debates e polêmicas, assumindo posição, me expondo. Não era para festejar, não.

A confusão foi desfeita na noite de quarta, quando o ministro do Esporte divulgou uma nota esclarecendo que, entre os compromissos do Brasil com a Fifa, havia um item garantindo que o consumo e a venda de bebida alcoólica estariam liberados na Copa de 2014.

Em outra nota divulgada nesta quinta, Aldo Rebelo reiterou o acordo.

  • Nos compromissos firmados, o governo brasileiro garante ainda que “aprovará (ou solicitará que o Congresso, autoridades estaduais ou locais aprovem) todas as leis, portarias, decretos e outros regulamentos especiais necessários para o cumprimento desta Garantia, que serão promulgadas e executadas com maior brevidade possível (…), independentemente de qualquer mudança no governo do Brasil ou em seus representantes, ou qualquer mudança nas leis e regulamentos do Brasil”.

Para Vicente Cândido, o mal entendido poderá prejudicar a votação da Lei Geral da Copa na Câmara, já que será necessário um novo esforço para se chegar a um acordo sobre as bebidas. Ele acredita, porém, que o tema não deve abalar a reunião entre Blatter e Dilma.

  • Espero que façam um balanço do andamento [das obras], vejam onde tem estrangulamento e criem a sinergia necessária para superar eventuais problemas detectados na conversa. Tem a inquietação da Fifa com o atraso que, em algumas questões, ela tem razão, e também a competência do Col [Comitê Organizador Local], que a Fifa deve apresentar para ela, para saber o que está andando. Torcemos para que seja uma reunião positiva para selar essa situação e possibilitar uma Copa bem feita.

Fonte: R7 / AP

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com saldo positivo de 3.023 empregos em julho, MS mantém crescimento do mercado formal de trabalho

Mato Grosso do Sul registrou em julho um saldo positivo de 3.023 postos de trabalho formais, segundo dados do Observatório do Trabalho de MS,...

Com gestão rigorosa de resíduos, Hemosul é referência em sustentabilidade e segurança ambiental e do trabalho

A implementação de práticas seguras tem refletido diretamente na segurança no trabalho sem registro de acidentes relacionados ao manuseio de resíduos desde 2010 A Rede...

Mato Grosso do Sul é destaque nacional em emprego e qualificação da mão de obra, aponta ranking CLP

Mato Grosso do Sul alcançou a 2ª posição nacional no pilar Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de...