29.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de janeiro, 2026

Encceja PPL 2025: estados têm até 4 de julho para aderir ao exame

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa de todo o país têm até o dia 4 de julho para formalizar a adesão ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) 2025. A medida é voltada àqueles que desejam aplicar o exame nas unidades sob sua responsabilidade.

O Encceja PPL oferece a pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclui privação de liberdade a oportunidade de obter certificação nos níveis fundamental e médio. Para participar, é preciso ter no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, completados até a data da prova. A participação é voluntária e gratuita.

A adesão deve ser feita por meio de ofício encaminhado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a indicação das unidades aplicadoras e dos responsáveis pedagógicos — que devem ser servidores dos órgãos ou das unidades prisionais ou socioeducativas. O documento deve ser enviado por e-mail com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2025”.

O Inep analisará os pedidos e informará, por meio do Sistema PPL, se as unidades foram aprovadas.

As inscrições para os participantes começaram nesta segunda-feira (23) e seguem até as 23h59 do dia 11 de julho. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo responsável pedagógico da unidade, que também ficará encarregado de guardar os dados pessoais e de acesso dos candidatos com sigilo.

As provas do Encceja PPL 2025 serão aplicadas nos dias 23 e 24 de setembro.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo deve conceder parte da Malha Oeste e priorizar trecho entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado

Trecho leste de Mato Grosso do Sul é considerado estratégico para o setor de celulose, onde recuperação total da ferrovia exigiria R$ 35,7 bilhões em investimentos

Primeiro dia de 2026 será de calor, umidade e possibilidade de chuvas em Três Lagoas

CEMTEC-MS prevê pancadas de chuva à tarde e à noite, com temperaturas que variam entre 25°C e 33°C

MEC regulamenta programa que fortalece formação profissional

Estudantes do ensino médio serão beneficiados