22.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 20 de fevereiro, 2026

Empresário japonês vai virar prefeito em Minas

Política – 26/12/2012 – 10:12

Um japonês naturalizado brasileiro que mal fala português assumirá em 2013 a prefeitura de um município em pleno semiárido mineiro.

Novato na política, o fruticultor Yuji Yamada, 65, foi eleito pelo PRP para gerir Janaúba, município de 67 mil habitantes que fica a 554 km ao norte de Belo Horizonte.

Ainda sem falar bem o português, após mais de 50 anos no Brasil, Yamada derrotou o PT e o PSDB –este com o apoio engajado do senador tucano Aécio Neves.

O sucesso eleitoral relaciona-se com o êxito empresarial de Yamada, iniciado aos 20 anos de idade em Registro (SP) e consumado no norte mineiro, no começo dos anos 80, a partir das plantações irrigadas de frutas, principalmente de banana prata.

“Seu Yuji” –como é chamado pelos quase 2.000 empregados da Brasnica, empresa com sede em Janaúba e que tem dez filiais– terá agora o desafio de comandar a cidade que escolheu para viver.

 

Lucas Lima/Folhapress

 

Yuji Yamada vive no Brasil há mais de 50 anos, mas ainda não fala bem o português

Rico, ele diz ter encarado a missão por gratidão à acolhida que teve na cidade.

“Aprendi a administrar com as pessoas, e Janaúba me deu muita coisa. Está na hora de retribuir. Não sei se vou dar conta do desafio, [mas] não posso voltar atrás.”

Para o prefeito eleito, a saúde é a área que exigirá mais esforços, e o desemprego “preocupa muito”. A economia local é baseada principalmente na agricultura e no setor de serviços.

Logo após a posse, Yamada deve viajar ao Japão para reuniões com financiadores de projetos para a saúde. Diz ter apoio do consulado do Japão no Rio nesses contatos.

Seu principal projeto é conseguir que Janaúba tenha um porto seco e se torne ponto de exportação e importação, atraindo novos negócios.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira terá sol entre nuvens e retorno gradual das chuvas em Três Lagoas

Previsão do CEMTEC-MS indica aumento de instabilidades a partir da tarde, com possibilidade de raios e rajadas de vento

Suzano quebra novo recorde histórico com mais de 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas no Porto de Santos

Volume movimentado nos terminais da empresa corresponde a 58,8% de toda a celulose exportada via Porto de Santos. Somente em dezembro de 2025, companhia embarcou 481 mil toneladas de celulose, maior volume registrado em um mês em seus terminais portuários

Praça Ramez Tebet recebe blitz educativa sobre prevenção a escorpiões em Três Lagoas

Ação da Saúde orienta população sobre medidas de controle e combate ao escorpionismo A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...