03/09/2013 – Atualizado em 03/09/2013
O objetivo do estudo é em encontrar petróleo e gás na região do bolsão sul-mato-grossense
Por: Marco Campos
O município de Três Lagoas receberá nos próximos dias a visita de representantes da empresa ANDL Geofísica que estará fazendo na região estudos e levantamentos para levantar o potencial de petróleo ao vencer a licitação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para realizar as análises.
LEVANTAMENTOS
As equipes estão fazendo o levantamento em todo o Brasil e estão na região do bolsão sul-mato-grossense iniciando em Cassilândia-MS – por ser área estratégica – e em seguida seguirão para Chapadão e Três Lagoas, Água Clara-MS e Campo Grande-MS, além de percorrer outras rodovias de Mato Grosso do Sul, entre elas as rodovias federais 262 e 158.
ESTÁDIAS NAS CIDADES E TRABALHO COM VIBRAÇÕES
As equipes permanecerão em cada cidade cerca de três ou quatro dias e todo o trabalho será feito por oito caminhões que trabalharão simultaneamente sobre o asfalto com o uso de uma prancha que emite vibração, que de 20 metros não pode ser sentido pelo ser humano.
As oscilações tiram fotos do subsolo e através de um sismógrafo registrará todo o processamento feito por profissionais geofísicos. Essa não é a primeira vez que a região é alvo de estudo.
Nos anos 80, o governador de São Paulo, Paulo Maluf, criou a Paulipetro para levantar o potencial de petróleo da bacia hidrográfica do Paraná.
OBJETIVO
A empresa chegou a abrir dois poços em MS, mas acabou fechando-os sem apresentar o resultado do potencial petrolífero da região.
O objetivo do estudo é em encontrar petróleo e gás. Os analistas confirmaram que as chances e possibilidades de vestígios em ter petróleo ou gás na região são muitas e diante o local escolhido, estão muito esperançosos por tudo que tem em volta da bacia hidrográfica da região.
