06/02/2014 – Atualizado em 06/02/2014
Os novos auditores, irão participar das auditorias do Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PQF)
Por: Assessoria
Com o objetivo de formar auditores internos para as empresas participantes do Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PQF), em janeiro, oito empregados da Fibria foram capacitados como Auditor Interno em Sistemas de Gestão da Qualidade – Normas NBR ISO 19011:2012 e NBR ISO 9001:2008.
O Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), é desenvolvido em Três Lagoas desde 2008, e é apoiado por um grupo de grandes indústrias, denominadas âncoras, localizadas no município de Três Lagoas, além do Sebrae Nacional, Prefeitura Municipal e a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, por meio do IEL.
A Fibria apoia o programa desde o início e apresentou o modelo do PQF Avançado a partir do programa que existe no Espírito Santo há mais de 14 anos. A empresa também disponibiliza dois coordenadores, um para o Comitê Gestor e outro para o Grupo Técnico de Auditorias, para avaliar as empresas participantes e o programa, além de repassar aporte financeiro.
Para o Coordenador de Sistema de Gestão da Fibria, Cláudio Pedrassoli Jr., a participação dos empregados da Unidade como auditores internos é muito importante. “Desde o início do programa a Fibria atua fortemente, contribuindo com a disponibilização de pessoas com experiência para o processo de certificação das empresas, sejam essas pessoas auditores ou membros da coordenação técnica do programa”.
O coordenador também destaca os benefícios agregados às empresas que buscam a certificação junto ao PQF. “A participação no programa é fundamental para as empresas, uma vez que a implementação do sistema de gestão da qualidade em fornecimento torna-as ainda mais qualificadas para fornecer às empresas âncoras e aos consumidores da região. Além disso, eleva o nível de qualificação dessas empresas no que se refere à gestão dos processos internos e ao relacionamento com os clientes, buscando a melhoria contínua”.
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de seis Estados brasileiros.
