16/03/2016 – Atualizado em 16/03/2016
Por: Lucas Gustavo
Transtorno do Espectro Autismo (TEA) será tema de capacitação em Três Lagoas nos dias 2 e 3 de abril. A programação, aberta ao público mediante pagamento de inscrição, acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted), pelo menos foi o que informou a psicóloga Ana Terra, que compõe a organização do treinamento. Ela concedeu entrevista ao Programa Toninha Campos e detalhou o evento.
De acordo com Ana, a capacitação é promovida por um grupo de aproximadamente 25 pessoas. A equipe foi formada há cerca de um ano com o objetivo de transmitir informações sobre o TEA à população. ‘’No Brasil, em geral, o Transtorno do Espectro Autismo atinge uma em cada 100 crianças. Há muita dificuldade no diagnóstico por falta de conhecimento’’, explicou.
Também segundo a psicóloga, os sintomas do TEA são bastante complexos. Problemas de interação, desenvolvimento de fala tardia, interesses restritos e dificuldades alimentares estão entre alguns deles. ‘’Existe um catálogo de sinais e comportamentos que precisam ser observados. O diagnóstico é multidisciplinar e envolve psicólogo, pediatra, fonoaudiólogo, neurologista, pediatra e psiquiatra infantil’’, completou Ana.
INSCRIÇÕES
Para acompanhar a capacitação, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail [email protected]. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3524-7555, 9962-7600 e 9249-1000. A taxa de participação é de R$ 40 aos filiados aos Sinted e R$ 50 aos não filiados.
Os ensinamentos serão ministrados pela psicóloga Laís Pereira Khoury, especialista em terapia cognitiva comportamental e mestre em distúrbios do desenvolvimento. Além disso, a profissional trabalha, diariamente, com o tema.

