34.6 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Em ressocialização, detentos trabalham em obras do Aquário do Pantanal

31/07/2014 – Atualizado em 31/07/2014

Local será maior aquário de água doce do mundo e atualmente é a maior obra pública de MS

Por: Diário Digital

Nesta terça-feira (29), o juiz da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Albino Coimbra Neto, visitou a obra do Aquário do Pantanal, onde detentos dos regimes aberto e semiaberto trabalham na construção. O local será o maior aquário de água doce do mundo e atualmente é a maior obra pública no Estado de Mato Grosso do Sul.

O magistrado verificou as instalações e as atividades dos apenados. Também conversou com os responsáveis da empresa que realiza a obra e com alguns detentos que deram seus relatos. O juiz aproveitou para orientar os trabalhadores sobre a oportunidade que estão tendo, mantendo o foco no trabalho e fez o pedido de que eles ajudem os outros colegas a não se desviarem.

Ainda segundo o juiz Albino Coimbra, hoje trabalham neste canteiro 90 presos por meio de um convênio com o Conselho da Comunidade e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Ele avalia positivamente as atividades desenvolvidas no Aquário do Pantanal. Albino Coimbra ainda ressaltou o trabalho desenvolvido pelo projeto Pintando Educação com Liberdade que reforma escolas estaduais na capital. “O impacto deste trabalho é direto porque são ações concretas de imediato retorno à sociedade”.

Para o preso do regime aberto, André Aparecido da Silva, 33 anos, que trabalha há 5 meses nesta obra, o mais importante de trabalhar nesta construção é ser reconhecido hoje como um trabalhador e não como um preso. “Hoje eu tenho satisfação de acordar cedo e poder vir para o meu lugar de trabalho e depois levar o melhor para os meus filhos, minha esposa e minha família”.

André recebe um salário, vale-alimentação, vale-transporte e uma cesta básica. Ele reconhece a oportunidade que teve, por meio dos convênios realizados pela 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande. “Hoje eu estou no regime aberto e sou registrado pela empresa. Estou aqui na maior obra pública do Estado. E em breve já estou indo pra minha casa voltando com a cabeça erguida”. (Com informações Tribunal de Justiça)

Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em Mato Grosso do Sul, indígenas são presos sem acesso a intérprete

Relatório da Defensoria Pública do estado aponta racismo estrutural.

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.