32 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Em MS, só 73 aderiram à tarifa branca, mas consumidor notou economia

O sistema entrou em vigor em janeiro de 2018 para quem consumia mais de 500 kWh por mês e neste ano passou a valer também para quem consome a partir de 250 kWh.

18/02/2019 08h04
Por: Mirela Coelho

A tarifa branca de energia elétrica já completou um ano prometendo gerar economia para determinados consumidores, mas nem sempre isso acontece. O sistema entrou em vigor em janeiro de 2018 para quem consumia mais de 500 kWh por mês e neste ano passou a valer também para quem consome a partir de 250 kWh. Mas poucos sabem o que é a tarifa branca, como ela funciona e se realmente é vantajosa para seu caso.

A medida da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) visa estimular os consumidores a priorizarem o consumo da energia nos horários em que o sistema está ocioso, através de uma tarifa diferenciada. Mas o uso da energia deve ser evitado no horário de pico, quando a tarifa é mais cara.

“Há incentivo através da tarifa, para a população utilizar a energia fora do horário de ponta, consumir apenas na hora que o sistema está mais ocioso, assim evita a sobrecarga e exige menos do sistema”, explica Ercilio Diniz Flores, gerente comercial da Energisa. Entretanto, “se usar no período de ponta, o consumidor é penalizado”, adiciona.

Segundo a Energisa e a Aneel, o uso da tarifa branca, quando respeitados os horários fora de ponta, pode gerar uma economia de até 20%. O gráfico abaixo mostra a variação do custo da energia de acordo com o horário utilizado, tanto para consumidores residenciais, comerciais ou rurais. Por exemplo, o custo do kWh da energia para um consumidor residencial ficaria 92% mais caro se utilizado no horário de ponta, mas ficaria 20% mais barato, se utilizado fora do horário de ponta.

Informação do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...

Domingo tem previsão de sol e probabilidade de chuvas no Centro-Oeste de MS

Com temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar, este domingo (28) encerra a semana com previsão de sol e pouca nebulosidade...

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...