20.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Em MS, detentos produzem verduras e legumes para entidades e escolas

29/07/2016 – Atualizado em 29/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com G1

A ressocialização de detentos em Ponta Porã, cidade a 326 km de Campo Grande, passa também pela produção de verduras e legumes para doações. A horta é cultivada no Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência aos Albergados.

Escolas públicas e entidades assistenciais da cidade, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), contam com as doações do trabalho dos detentos para oferecer alimentação equilibrada.

A produção dos legumes e verduras é feita por 13 detentos. Os agentes penitenciários ficam responsáveis por guiar os trabalhos. Os insumos para a horta são doados por colaboradores como a Pastoral Carcerária e Conselho da Comunidade. União que faz muita diferença.

As verduras e legumes são fundamentais para enriquecer o cardápio na Apae. “As crianças adoram verdura. Felizmente a gente consegue oferecer o que elas gostam e ajuda o organismo. Esse tipo de comida aumenta a imunidade”, diz Verônica Alves da Silva, coordenadora pedagógica da Associação.

Além de colaborar para uma alimentação saudável, as hortaliças ajudam a diminuir os gastos das instituições, garante a coordenadora pedagógica da Apae. “Tenho 300 pessoas atendidas aqui. Imagina só se eu fosse comprar esse tipo de comida pra todas elas? Então é um dinheiro que eu economizo.”
De acordo com a Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen), a procura por doações de legumes e verduras é grande em todas as cidades que contam com o cultivo em estabelecimentos penais.

O projeto faz parte da lei de execução penal. Para cada três dias trabalhados os detentos têm descontado um dia da pena. “Fazendo isso o preso se sente bem. Ele sabe o que é ajudar alguém. Sem falar que se ele não tiver uma profissão já vai aprender uma”, diz Ailton Stropa, diretor-presidente da Agepen.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.