24.7 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Em MS, 231 bolivianos vão às urnas para escolher presidente do País

Fronteira permaneceu fechada neste domingo por conta do pleito

21/10/2019 07h28
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL – Fronteira entre Corumbá e Bolívia permaneceu fechada neste domingo (20) devido as Eleições Gerais que aconteceram hoje no País para escolha de presidente, vice-presidente, deputados e senadores. Em Corumbá, onde miram aproximadamente 4 mil bolivianos, 230 foram habilitados para votar. A votação começou às 8h e terminou às16h.

Nove pessoas disputam o cargo máximo do governo da Bolívia, entre eles o atual presidente, Evo Morales. As pesquisas indicam que o principal adversário de Morales é o ex-presidente Carlos Mesa, que governou o país entre outubro de 2004 e março de 2005. O primeiro resultado parcial deve ser divulgado às 20h (horário local).

Desde o início da manhã, o fluxo de pedestres na fronteira foi grande, devido a muitos bolivianos que moram em Corumbá cruzarem a ponte que limita a fronteira para exercer o voto.

Segundo informações do site Diário Corumbaense, carros foram colocados na pista para impedir o tráfego entre Corumbá e as cidades de Puerto Quijarro, Puerto Suárez e Arroyo Concepción. Isto porque a legislação boliviana proíbe a circulação de veículos durante o pleito e apenas veículos autorizados podem trafegar.

Além dos bolivianos que precisam atravessar a fronteira para exercer o voto, há os que foram habilitados para votar em território brasileiro. Na cidade branca, 231 estrangeiros votaram na escola Escola Cyríaco Félix de Toledo. Com o fim da votação, jurados revisam as atas com a Notaria Eleitoral, apuram os resultados e enviam para La Paz, capital da Bolívia.

Cônsul da Bolívia, Armando Pacheco Gutierrez, disse ao Diário Corumbaense que houve filas na escola, mas a votação seguiu tranquila.

“Aqui temos 231 bolivianos cadastrados e que têm o direito ao voto. Esse é um momento importante para o país e o povo boliviano, que está aqui ajudando a eleger os seus representantes, mesmo sabendo que os compatriotas que vivem fora do país têm o voto voluntário, não é obrigatório”, disse.

Em todo o Brasil, mais de 45 mil bolivianos estão aptos ao voto, segundo o Tribunal Supremo Eleitoral Boliviano. As eleições gerais também são realizadas em 33 cidades no exterior, onde existem residentes bolivianos. No exterior, 341.001 bolivianos foram cadastrados e, para isso, o TSE habilitou 165 locais de votação distribuídos em 33 países.

No Brasil, houve votação em Epitaciolândia (AC), Brasília, Rio de Janeiro, Cáceres (MT) e Guajará Mirim (RO), Corumbá, além de mais 15 locais em São Paulo.

Informações do site Correio do Estado

Fronteira entre Corumbá e Bolívia foi fechada - Foto: Foto: Diário Corumbaense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...