26.5 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Em Mato Grosso do Sul número de trabalhadores registrados tem aumento de 9,5%

Carteiras assinadas contabilizam 42 mil a mais que o trimestre passado

No terceiro trimestre de 2021 Mato Grosso do Sul os registros em carteira de trabalho aumentaram em 9,5%, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD), divulgados nesta terça-feira (30). 

Em MS existem 906 mil empregados, dos quais 628 mil estão no setor privado, sendo 485 mil com carteira assinada e 143 mil sem carteira, trabalhando de maneira informal. 

Considerando a quantidade total de 906 mil de trabalhadores, o aumento foi visto em dois sentidos: se comparado com o trimestre anterior, que teve variação de 4,2%, já se contraposto com o mesmo período de 2020, a variação ficou em 9,8%. 

Entretanto, a maior alta foi no setor privado, pois, no mesmo período do ano anterior houve aumento de 12,5%, ou seja, um acréscimo efetivo de 54 mil pessoas.

Já em relação ao trimestre anterior, o aumento foi de 9,5%, o que representa 42 mil pessoas. 

No setor público, houve um aumento de 141,4% de carteiras assinadas, analisada a variação do segundo e terceiro trimestre de 2021. 

Entre os servidores públicos e militares houve estabilidade, e dentre as pessoas sem carteira houve uma queda de 30,3%. 

Os indicadores para os trabalhadores domésticos mantiveram-se estáveis tanto em relação ao trimestre anterior, quanto para o mesmo período de 2020.

Trabalhadores por conta própria representam 25,5% dos CNPJ de MS 

Outros dados da pesquisa revelam que no terceiro trimestre deste ano, a população que trabalhava por conta própria era de 314 mil, variando 1,3 % em relação ao trimestre anterior, quando a quantidade era de 310 mil pessoas. 

Em relação ao mesmo trimestre do ano passado houve aumento de 18,3%. No total, apenas 131 mil possuíam empreendimentos registrados no CNPJ. 

No terceiro trimestre de 2021, o maior índice percentual de trabalhadores com CNPJ pertencia aos ocupados como empregadores, visto que 83,6% deles possuíam o cadastro. Na contramão, apenas 25,5% dos trabalhadores por conta própria possuíam CNPJ em MS.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS tem o 2º maior crescimento do PIB do país em 2023

O desempenho sul-mato-grossense foi o segundo maior do país, atrás apenas do Acre (14,7%).

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.