Geral – 09/03/2012 – 11:03
Eles reivindicam pagamento de salário e reajuste
Os rodoviários de Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio, iniciaram uma paralisação nesta sexta-feira (9). No início da manhã, houve tumulto nas ruas e os passageiros tiveram que optar pelas vans para ir ao trabalho.
Os 2.500 rodoviários do município reivindicam o pagamento dos salários em dia e o reajuste salarial. Essa é a segunda paralisação da categoria este ano.
As empresas alegam ter dificuldade de fazer o pagamento dos salários por causa do repasse da Prefeitura relativo à diferença do valor das passagens de quem tem o cartão cidadão. Quem tem o benefício paga R$ 1 pela tarifa, que custa R$ 1,60. Parte do repasse referente ao ano passado está retida por causa de uma auditoria para investigar se houve irregularidade no uso do cartão. A Prefeitura assegurou que os repasses de 2012 estão em dia.
Durante o protesto no centro da cidade, houve tumulto e um ônibus foi atingido por cocos jogados por manifestantes. O representante da empresa Campostur, que circulava pela cidade, explicou que o veículo faz uma linha intermunicipal.
Policiais militares (8º BPM) foram acionados para evitar novos tumultos. Os motoristas e trocadores farão uma assembleia nesta sexta-feira para decidir os rumos da paralisação.
Fonte: R7