Policial – 16/03/2012 – 10:03
ITAPURA – O ajudante e ex-detento Israel Severino Ventura, 22, recente morador da cidade, protagonizou uma cena digna de filme de ação, na manhã desta quinta-feira, 15. Após furtar uma moto e ser perseguido pela polícia, ele simplesmente parou sobre a ponte na divisa com Castilho/SP e saltou no rio Tietê com capacete e tudo.
Inicialmente surpreendido por um “rebojo” que ameaçou afogá-lo, Israel nadou cerca de vinte metros até um monte de pedras sob a ponte, onde permaneceu acuado até ser preso em flagrante por policiais militares que chegaram ao local de barco.
A “aventura” teve início pouco depois das 10, após o furto da Bros, preta, placa ECJ-0095, do servidor municipal Elson Gomes Silva, 42. Ele deixou a moto com a chave na ignição e o capacete pendurado, em frente de sua casa, na avenida Marechal Arthur Costa e Silva e só soube do furto porque um amigo viu o ladrão tentando fazer a máquina pegar e ligou para a esposa da vítima.
Assim que avisou o investigador Marcos Porfírio, na Delegacia, Elson deparou com a viatura da PM ocupada pelos soldados Soares e Carlos. Com informações sobre o suspeito, os policiais iniciaram uma implacável perseguição rumo à Rodovia dos Barrageiros. Na iminência de ser detido, Israel parou no meio da ponte e se lançou no rio.
A ação reforçada pelo tenente Ribeiro e os PMs Wilson e Lourival, de Ilha Solteira, e dois policiais do serviço de inteligência, surtiu efeito, mas a captura do marginal só foi possível com a ajuda do barco do soldado Soares, que percorreu 8 km da praia de Itapura até a ponte. No trajeto ele encontrou o capacete do servidor que o ladrão jogou na água.
O ex-presidiário se rendeu quando o barco se aproximava e foi levado até a margem, no lado castilhense. Ele disse à reportagem do Impacto que furtou a moto para vender e pagar o aluguel de R$ 250,00 da casa onde mora com um colega em Itapura. Coincidentemente, o imóvel é da mãe de Elson.
Israel revelou ainda ter sido condenado por assalto a mais de seis anos, mas deixou a prisão neste mês, após cumprir pena de 1 ano e 10 meses. Ele também é suspeito do furto de um motor de popa em Itapura. O ladrão foi encaminhado ao xadrez em Pereira Barreto após o flagrante.
Elson Gomes elogiou o empenho e a eficiência dos policiais envolvidos na recuperação de sua Bros e na prisão do bandido. “Eles foram muito rápidos”, admitiu o servidor. Bombeiros de Ilha Solteira também foram acionados, mas quando chegaram o bandido já tinha sido capturado.
Fonte: Jornal Impacto Online / Moisés Eustáquio/Jornal Impacto Online