26/03/2018 11h09
Em entrevista, o Tenente-Coronel Arruda falou sobre o programa “Bombeiros do Amanhã”
No total, 120 crianças são preparadas para participar de atividades cívicas do município e do estado.
Por: Gabriele Benati Bruno
Na manhã desta segunda-feira (26) a equipe da Caçula FM recebeu o Tenente-Coronel Leandro Mota de Arruda que falou sobre o Programa “Bombeiros do Amanhã”, que completou na última quinta-feira (23) oito anos desse trabalho.
No município existe uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, onde os profissionais da assistência social, pedagogia, educação física coordenam o trabalho na área pedagógica.
Até o ano passado, somente meninos participavam do projeto e neste ano houve a inserção das meninas ao programa. “Aonde entra mulher, entra um toque todo especial. Elas são muito caprichosas”, relatou o Tenente Arruda.
Os objetivos desse programa é estimular cidadãos para que eles cresçam dentro da sociedade pautando por princípios éticos, morais, entendendo que hierarquia e disciplina não são pilares apenas do militarismo, essas são as colunas de sustentação dos militares, porém, em qualquer lugar existe a hierarquia e disciplina. É formar um cidadão que entenda que ele tem sim direitos, mas também tem seus deveres, onde devem cumpri-los e se adaptar.
No total, 120 crianças são preparadas para participar de atividades cívicas do município e do estado, como o desfile da cidade, aprendem sobre a ordem unida voltada para elas, hino do bombeiro, e realizam também brincadeiras infantis para descontração e diversão. As crianças gostam muito do contato com a corporação, de poder dar uma volta na viatura, usar o capacete e acompanhar o trabalho dos bombeiros.
Como projetos futuros, o Tenente comentou sobre a inclusão de atividades realizadas na piscina, instruções na praça e no balneário e eles pretendem realizar uma busca em mata, com objetos para serem encontrados e também a realização de palestras.
O Tenente-Coronel relatou sobre um menino que participou do programa dos 9 aos 14 anos, hoje ele tem 16 anos e ao falar com a corporação se declarou muito grato por todo o aprendizado, por ter se tornado uma pessoa melhor. Os pais também agradeceram pelas melhoras que o garoto obteve na escola.
O comandante comemorou o trabalho realizado que tem obtido resultados positivos e maravilhosos. “A cada ano que passa nós temos algo para comemorar e o desafio fica feito para que o ano que vem possamos comemorar algo novo, fazer algo diferente”, concluiu.
