26/03/2014 – Atualizado em 26/03/2014
Em clima de despedida, Coronel David fala sobre o trabalho desenvolvido em sua gestão
Por: Rayani Santa Cruz/PM.MS
O comandante-geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos concedeu entrevista ao Portal da Rádio Caçula, em sua visita a cidade.
O coronel Carlos Alberto David dos Santos, está a frente da PMMS desde 2009, e se prepara para entregar o comando da corporação ao coronel Walter Godoy Rojas, em cerimônia marcada para a segunda-feira 31. O oficial, que nesta semana também entregou a presidência do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG/PMCBM), diz ter estar satisfeito com o resultado do trabalho executado no período de sua gestão.
Ele exaltou os investimentos no setor na gestão do governador André Puccinelli (PMDB) e adoção da filosofia de Polícia Comunitária – que aproximam a PM e a sociedade – ao mesmo tempo em que indica a necessidade de leis mais rígidas para controlar a criminalidade. Sobre a maioridade penal ele diz que muita coisa tem que ser feita pois a criminalidade entre menores de idade está aumentando devido as leis brandas brasileiras.
“Temos uma legislação extremamente fraca, que oferece inúmeras possibilidades de recursos por parte da defesa do criminoso, abrindo possibilidades de que ele fique pouco tempo preso e assim acaba retornando para a rua, voltando-se contra o cidadão e seu patrimônio”.
Para o Coronel David Mato Grosso Sul foi posicionado entre os Estados mais seguros do Brasil, fazendo menção ao levantamento do Fórum Nacional de Segurança Pública, que colocou Mato Grosso do Sul como o segundo Estado mais seguro da Federação.
“Entregamos uma instituição muito melhor aparelhada, um concurso público com novos oficiais preparados, estamos providenciando uma escola de formação em Três Lagoas, pois é muito importante que o policial faça o curso em sua cidade se aproximando com o cidadão” explica o comandante.
Nos últimos anos mais de 1300 viaturas foram adquiridas, armamento de último aparato, mais de 5 toneladas de munições foram compradas, tanto para treinamento policial como para execução dos trabalhos.
O comandante David afirma que deixa o comando com o sentimento de dever cumprido, pois a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul está melhor preparada. Sobre uma possível candidatura Coronel David diz que tudo será resolvido após deixar o cargo e ter uma conversa com o Governador André Puccinelli.
