15.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de julho, 2025

Em bate-papo na internet, Obama defende uso de aviões não tripulados

Internacional – 31/01/2012 – 18:01

Durante sessão de perguntas e respostas no Google Plus, presidente fez primeira declaração direta sobre programa antiterror da CIA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta segunda-feira o uso de aviões não tripulados para combater o terrorismo. Foi a primeira vez que o líder falou diretamente sobre as aeronaves, respondendo a uma questão enviada por um internauta durante um bate-papo transmitido ao vivo pela rede social Google Plus e pelo YouTube.

Poucos detalhes são conhecidos sobre as operações da CIA (agência de inteligência americana) com aviões não-tripulados, cujos alvos são principalmente militantes da Al-Qaeda e do Taleban na região de fronteira entre Paquistão e Afeganistão. O governo paquistanês condena o uso das aeronaves, dizendo que muitos ataques causam mortes de civis.

No evento do Google Plus, um internauta perguntou a Obama sobre uma reportagem do jornal The New York Times sobre o uso de aviões não tripulados pelo Departamento de Estado dos EUA para proteger instalações diplomáticas no Iraque. Obama confirmou o uso das aeronaves para propósitos de vigilância, mas disse que o texto era um pouco “exagerado”.

“Somos muito cuidados em relação a como os aviões são usados. É importante que todos saibam que mantemos uma rédea curta”, afirmou Obama.

O presidente acrescentou que o número de vítimas civis causadas pelas aeronaves é “muito pequeno” e disse que o programa da CIA é fundamental no combate ao terrorismo.

Mais de 130 mil perguntas foram enviadas ao presidente e seis pessoas foram convidadas a participar do evento ao vivo, fazendo suas questões via videoconferência.

O bate-papo durou cerca de 50 minutos, durante os quais Obama também falou sobre a economia e respondeu perguntas pessoais sobre como pretende comemora o aniversário de 20 anos de casamento.

Dando início a um dos momentos mais inusitados da conversa, a participante Jennifer Weddel lamentou que seu marido, um engenheiro especialista em semicondutores, esteja desempregado há três anos enquanto estrangeiros recebem vistos para trabalhar no setor.

Obama se mostrou surpreso, dizendo que há uma enorme demanda por especialistas em semicondutores, e pediu que Jennifer enviasse a ele o currículo do marido. “Falo sério. Se me enviar o currículo, tentarei descobrir exatamente o que está acontecendo”, afirmou.

Ao longo de seu mandato, o presidente americano usou as redes sociais e as novas tecnologias para tentar chegar a um maior número de cidadãos de maneira mais direta e informal. A iniciativa ganha importância no momento em que o líder faz campanha para ser reeleito nas eleições de novembro.

Obama já participou de bate-papos similares em sites como Facebook e Twitter, mas este foi seu primeiro evento no Google Plus, lançado em meados de 2011. Os pré-candidatos republicanos à presidência Mitt Romney e Newt Gringrich também participaram de eventos virtuais do Google no ano passado.

Fonte: iG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confusão em frente ao IFMS: motorista embriagado bate em ônibus, tenta invadir unidade e é imobilizado por populares

Homem dirigia na contramão ao som de rock, com garrafa de cerveja na mão, causou tumulto, tentou agredir um ciclista e acabou contido por...

Homem morre após invadir contramão e ser atingido por carreta na BR-158, em Aparecida do Taboado (MS)

Um homem de 46 anos morreu na madrugada do último sábado (5), após colidir contra uma carreta na rodovia BR-158, em Aparecida do Taboado,...

Aeroporto de Paranaíba (MS) terá voos noturnos com investimento de R$ 2,4 milhões

O aeródromo de Paranaíba, no leste de Mato Grosso do Sul, está prestes a passar por um importante processo de modernização. Com investimento previsto...