27.4 C
Três Lagoas
domingo, 27 de julho, 2025

Em arrojadas instalações, aviões não podem ser abastecidos em Três Lagoas

16/12/2013 – Atualizado em 16/12/2013

A falta de combustível pode ter causado a queda do avião; aponta investigação feita pelo delegado de Tupi Paulista que comentou sobre a falta de abastecimento no aeroporto de Três Lagoas

Por: Marco Campos

O setor de jornalismo da Rádio Caçula buscou na tarde desta segunda-feira (16) mais detalhes para apurar as possíveis causas do acidente que envolveu o pecuarista e engenheiro Álvaro Aparecido Martins de 56 anos – dono do avião acidentado e gerente geral da empresa Meco Engenharia de Três Lagoas – e o piloto Fernando Korpa, filho do delegado regional de Três Lagoas, Frank Korpa.

Conforme as investigações iniciais feitas por peritos do interior paulista, a aeronave PT KGT modelo 182 Skylane caiu de bico com uma das asas “pensas”, o que possivelmente indica a falta de gasolina. O delegado responsável pelo caso também comentou sobre o assunto e disse.

“Parece que em Três Lagoas está tendo problemas com abastecimento e constantemente esta aeronave abastecia aqui em Tupi Paulista. Sabemos que a aeronave estava pousando para abastecer, quando arremeteu o sistema de flaps não voltou. Em seguida, o avião perdeu o lado esquerdo e se chocou em um coqueiro, afirmou o delegado Andersom Moisés Vieira.

FECHADO PARA ABASTECIMENTO

Na busca de esclarecimentos a reportagem da Rádio Caçula na busca de novas informações foi ao local e constatou que no aeroporto Plinio Alarcon de Três Lagoas, o novo ponto de abastecimento ainda está desativado, conforme mostra a foto e dados colhidos por pessoas ligadas ao setor aéreo municipal.

AUTONOMIA PARA AVIÕES DE GRANDE PORTE – PERIGO NO AR

Com a falta de combustível em Três Lagoas no setor aéreo, aviões que já operam no aeroporto municipal fazem suas viagens de ida e volta de São Paulo a Três Lagoas sem serem reabastecidos, sendo obrigados a manter sua autonomia normal, não podendo apresentar nenhum tipo de problema em seu compartimento de combustível, como por exemplo, vazamentos em pleno voo.

A distância percorrida precisa ser calculada corretamente para evitar a falta da gasolina durante a viagem e assim, ocasionar acidentes graves. Ninguém da empresa Passaredo ou do Aeroporto Municipal comentaram sobre os riscos ou quiseram falar sobre as revelações apresentadas por este órgão de comunicação.

O ACIDENTE E SEUS OCUPANTES

A fatalidade ocorreu por volta das 18h30min – horário de Brasília – deste domingo (15), a aproximadamente 200 metros do aeroporto de Tupi Paulista-SP.

O acidente está sendo investigado por equipes da ANAC e o laudo final deverá sair nos próximos dias. O piloto, apesar de ser jovem, já tinha farta experiência em comandar este tipo de avião. Álvaro Martins estava como carona no equipamento.

O novo boletim médico das vítimas deverá ser informado na manhã desta terça-feira (17).

AUTORIDADES DE TRÊS LAGOAS E DO ESTADO

Autoridades de Três Lagoas e de Mato Grosso do Sul serão procuradas pela reportagem da Rádio Caçula para se pronunciarem sobre as declarações apresentadas neste órgão de imprensa.

O local está desativado e há alguns meses servia como posto de combustível para aeronaves de pequeno porte

Foto: Panorama Notícia

Foto de arquivo da reinauguração do aeroporto

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...

Formação técnica abre portas para 238 novos profissionais de TI em MS

Programa Voucher Desenvolvedor já registra alunos contratados antes mesmo da formatura Com foco na empregabilidade e formação técnica gratuita, 238 alunos de cinco cidades de...