27.6 C
Três Lagoas
domingo, 20 de julho, 2025

Em alerta por zika, EUA recomendam que grávidas evitem ir ao Brasil

16/01/2016 – Atualizado em 16/01/2016

Por: brasilianismo.blogosfera

A preocupação internacional com a epidemia de vírus zika no Brasil e sua provável relação com o surto de microcefalia atingiu um ponto grave nesta semana. O Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendou que grávidas adiem viagens ao Brasil e outros para 13 locais afetados pelo vírus.

Em um comunicado à imprensa diretores do CDC alertaram que mulheres em qualquer estágio de gravidez “devem considerar adiar suas viagens” e que, aquelas que não podem desmarcar a vinda, devem “conversar com seus médicos e seguir estritamente as medidas de prevenção para evitar serem picadas pelo mosquito” Aedes aegypti.

Este blog Brasilianismo já vem acompanhando a atenção dada ao surto da doença no Brasil no resto do mundo. Desde o ano passado, o zika está deixando a imprensa estrangeira em alerta para a saúde do país. É preocupante que a principal autoridade de um país faça uma recomendação tão grave para que as grávidas evitem o Brasil – isso reforça uma imagem negativa no resto do mundo, de incapacidade de controlar uma doença dentro de suas fronteiras.

Depois de reportagens começarem a destacar o tema no resto do mundo no final de novembro, a atenção global só cresceu, tentando entender o que acontece no país e como o risco pode se espalhar além das fronteiras.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sem El Niño e La Niña, produtores de MS enfrentam desafio no planejamento das atividades agrícolas

Neutralidade do fenômeno ENOS pode gerar instabilidade no regime de chuvas e temperatura entre a colheita do milho segunda safra e o plantio da soja safra 25/26

3º Festival Gastronômico Caipira começa na sexta (25)

Evento acontecerá no estacionamento do shopping Três Lagoas, terá entrada gratuita e shows de Loubet e Falamansa

Senador de MS presidirá comissão externa que vai aos EUA negociar tarifas

O objetivo da comissão é estabelecer canais de diálogo para buscar uma solução para a guerra tarifária