23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025

Em 11 de abril, comemora-se o Dia da Escola de Samba

Esta data celebra e homenageia os grupos que são caracterizados por animar o carnaval brasileiro: as escolas de samba.

Estes grupos carnavalescos são baseados na dança, na música e nas fantasias típicas do carnaval, uma das marcas registradas da cultura brasileira.

Atualmente, quando se fala em Carnaval, a primeira coisa que vem a mente das pessoas são os Desfiles das Escolas de Samba, comuns em todo o país.

Porém, os Desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro são os mais populares. Nessas competições, cada Escola escolhe um tema central, construindo um enredo, as fantasias e coreografia ao redor do assunto escolhido. Por norma, os temas debatidos pelas Escolas de Samba são de cunho social, cultural ou econômico.

Foto: Prefeitura Municipal Três Lagoas

Origem do Dia da Escola de Samba

A criação do Dia da Escola de Samba é uma homenagem a fundação do bloco de carnaval “Ouro sobre Azul”, por Paulo da Portela, que posteriormente passou a ser conhecido como “Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz”, “Quem nos Faz é o Capricho”, “Vai Como Pode” e, finalmente como “Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela”, em 1935.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mutirão do Dezembro Laranja realiza mais de 200 avaliações dermatológicas na Praça Ramez Tebet

Iniciativa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele em Três Lagoas Em alusão à campanha Dezembro Laranja, mês dedicado...

Delegado da SIG detalha trabalho que elucidou em tempo recorde execução de ‘Tchula’ em Três Lagoas

Ricardo Cavagna detalhou trabalho integrado da SIG e do NRI, que resultou na prisão de um dos autores e na apreensão de armas usadas no homicídio triplamente qualificado na última quinta-feira, 11.

Rogério Onorato, o “Obama” destaca crescimento da corrida de rua em Três Lagoas

Esportista falou sobre a criação da KMS, os desafios de organizar provas, a paixão pelo esporte e a expansão das corridas na região.