27.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Eliana Tranchesi: as homenagens ao eterno ícone por trás da Daslu

Entretenimento – 25/02/2012 – 09:02

O falecimento de Eliana Tranchesi, na madrugada desta sexta-feira, pegou a todos de surpresa. A empresária da Daslu, que ficou conhecida por ser um fenômeno no mundo fashion, nacional e internacionalmente, não resistiu ao câncer pulmonar que vinha combatendo desde 2006, um ano após o estouro da operação Narciso, que desvendou crimes tributários por trás da grife.

Ao assumir a marca da mãe, Lucia Piva de Albuquerque, e da amiga Lourdes Aranha, Eliana transformou a comercialização no mundo da moda e, ainda, aproveitou a abertura de mercado, fato ocorrido na presidência de Fernando Collor de Melo, para trazer grandes marcas do mundo todo, como Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, Christian Dior, Prada e Chanel, entre outros, ao Brasil. Tal fato tornou a Daslu uma referência mundial para o mercado de luxo. Na década de 90, a empresária era procurada pela imprensa internacional para explicar como conseguia, no Brasil, um país de Terceiro Mundo (à época), que as vendas das grifes fossem tão altas.

“O segredo da Eliana estava no atendimento único e especializado, que não existia em outros lugares. Os luxos, os mimos, as dasluzetes, as camareiras que fizeram toda a diferença e com que Eliana despontasse como modelo de profissional no mundo da moda”, declarou o estilista e escritor Marco Sabino, que possui em seu livro ‘Dicionário da Moda’, o verbete ‘Daslu’.

Para Carlos Tufvesson, a perda para a moda é enorme e a empresária deve ser reverenciada. “Eu não a conheci pessoalmente, mas reconheço que devemos homenageá-la, por seu modelo de comercialização de moda, que não existe em nenhum outro lugar”, disse o estilista.

A consultora de moda Gloria Kalil também comentou sobre Eliana e o atendimento da Daslu em uma nota especial, devido ao falecimento da empresária, em seu site: “(…)Eliana descobriu antes de todo mundo que uma loja maravilhosa é aquela que dá à cliente uma experiência de encantamento que ela nem sabia que queria. E foi isso que ela fez a Daslu ser”.

Mas, não é só o mundo da moda que lamenta o falecimento de Eliana: as atrizes Deborah Secco e Fernanda Paes Leme comentaram a tristeza no Twitter. Deborah escreveu: “Muito triste com a perda da amada Eliana Tranchesi, que Deus a receba com sua paz”; já Fernanda postou as seguintes aspas: “Que Deus abençoe a amada Eliana Tranchesi. Força, minhas amigas @lu_tranchesi (Luciana) e @mtranchesi (Marcela)”. Fê Paes Leme se referia, no ‘tweet’, às filhas de Eliana.

Mesmo com todos os problemas da empresária com a polícia, o mundo hoje se reverencia e a homenageia, seja pelo carinho que tinha com a cliente e com os profissionais ao seu redor, seja por ter feito com que o mundo olhasse para o Brasil, quando o país era apenas mais uma nação do Terceiro Mundo.

Fonte: Jornal do Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática prende suspeito após furtar fios de condomínio no Jardim Carioca

Suspeito tentou fugir ao ser abordado, foi encontrado com faca e levado à DEPAC com o material furtado recuperado

“Querem nos afastar para que a gente não vote na derrubada do veto da dosimetria”, afirma Pollon

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) participou da Caminhada pela Liberdade, neste domingo (01), na Avenida Paulista, em São Paulo, contra os abusos aos...

Observatório do Emprego aponta crescimento do mercado de trabalho em Três Lagoas no ano de 2025

Levantamento da SEDECTI revela saldo positivo de 1.272 vagas formais e destaca o setor de serviços como principal gerador de empregos no município A Prefeitura...