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quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Elektro reforça a importância do cadastro de clientes que dependem de equipamentos vitais

A Defesa Civil emitiu novo alerta de chuvas intensas até sábado (25), devido a passagem de uma frente fria pelo centro sul do país.

As tempestades estão cada vez mais frequentes e devem aumentar com a chegada do verão.

Durante temporais, com danos na rede elétrica, que provocam o desligamento de grandes blocos de clientes, a concessionária prioriza o atendimento a hospitais, unidades de saúde, captação de água e de pessoas cadastradas que fazem uso de equipamentos vitais.

Mas para ter direito a esse atendimento, é importante que o cliente informe sobre a necessidade e faça o cadastro da unidade consumidora em uma categoria especial.

Para realizar o cadastro, é necessário que seja apresentado um requerimento pelo titular da unidade consumidora constando os seguintes documentos:

  • Documento (RG/CPF) do beneficiário.
  • Atestado assinado por profissional médico, constando obrigatoriamente:

• Número do CID (Classificação Internacional de Doenças)
• Data
• Número do CRM (Registro do Médico no Conselho Regional de Medicina)
• Descrição e Prazo de utilização dos equipamentos
• Número de horas mensais de utilização de cada aparelho e/ou equipamento

Como exemplo de equipamentos que se enquadram na condição de vital (sobrevida), pode-se citar:

  • Concentrador de Oxigênio;
  • Respiradores ou ventilador pulmonar;
  • CPAP e BIPAP;
  • Aspiradores de secreções;
  • Monitores de parâmetros vitais;
  • Equipamentos de Diálise Peritoneal Automática, que podem ser encontrados nas seguintes modalidades: Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD), Diálise Peritoneal Noturna (NIPD) e Diálise Peritoneal Contínua por Cicladora (CCPD);
  • Situações especiais com base na avaliação médica.

Quem tem direito ao cadastro? 

Os clientes que dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e que necessitam do fornecimento de energia elétrica para o seu pleno funcionamento. 

Qual o prazo para a efetivação do cadastro? 

A partir da entrega feita pelo cliente de toda a documentação solicitada, a concessionária avaliará o pedido e retornará com um posicionamento, em até 15 dias.

O pedido pode ser feito nas lojas de atendimento ao cliente.

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