Eleitores de Mato Grosso do Sul escolherão deputados, senadores, governador e presidente da República em outubro do próximo ano
Falta menos de um ano para os eleitores de Mato Grosso do Sul e de todo o país voltarem às urnas. Em outubro de 2026, os brasileiros vão eleger deputados estaduais e federais, senadores, governadores, presidente e vice-presidente da República.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o responsável pela definição do calendário oficial das eleições. As datas já estabelecidas determinam os prazos para filiação partidária, realização de convenções, registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral.
Representação de Mato Grosso do Sul
O Estado conta atualmente com 24 deputados estaduais, que compõem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), e oito deputados federais, que representam MS na Câmara dos Deputados, em Brasília.
No Senado Federal, Mato Grosso do Sul possui três cadeiras, mas apenas duas estarão em disputa nas eleições de 2026.
Quem deve votar
No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas acima de 70 anos, analfabetos e eleitores com deficiência que tenham dificuldade para exercer o voto.
Os eleitores obrigatórios precisam estar com a situação eleitoral regularizada, o que pode ser feito por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no site da Justiça Eleitoral. O serviço permite emitir, transferir ou regularizar o título de eleitor de forma online.
Principais datas do calendário eleitoral de 2026
04 de abril de 2026 – Prazo para filiação partidária e registro de estatuto de partido político ou federação partidária. Também é o limite para desincompatibilização de titulares de cargos que pretendem disputar outros postos. 06 de maio de 2026 – Fechamento do cadastro eleitoral, com prazo final para alistamento, cadastramento biométrico, transferência ou regularização do título.
04 de julho de 2026 – Início da vedação de determinadas condutas por agentes públicos, conforme a Lei nº 9.504/97.
20 de julho a 5 de agosto de 2026 – Período das convenções partidárias, quando os partidos escolhem oficialmente seus candidatos.
20 de julho a 15 de agosto de 2026 – Prazo para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral.
16 de agosto de 2026 – Início oficial da propaganda eleitoral.
4 de outubro de 2026 – Realização do 1º turno das eleições.
25 de outubro de 2026 – Realização do 2º turno, nos estados e municípios onde houver necessidade.
As Eleições de 2026 serão mais um momento decisivo para o futuro político do país, marcando a escolha de representantes nos âmbitos estadual e federal e reforçando o papel da participação cidadã na democracia brasileira.
Com Informações Midiamax


