34.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de outubro, 2025

Eldorado realiza 3º encontro de parceiros florestais e aborda sobre o eucalipto

13/08/2014 – Atualizado em 13/08/2014

Eldorado realiza 3º encontro de parceiros florestais e aborda mitos e curiosidades sobre o eucalipto

Cerca de 200 pessoas participaram do evento e conheceram de perto todo o processo de plantio e colheita

Por: Assessoria

O presidente do Sindicato Rural, Pascoal Secco, juntamente com alguns membros da diretoria, participaram ontem, 12 de agosto, do 3º encontro de parceiros florestais, edição 2014, promovido pela Eldorado Brasil. Com o objetivo de mostrar para os parceiros florestais de longo prazo, todas as técnicas utilizadas pela empresa e também os maquinários, o público pode ainda participar de uma palestra que esclarecia sobre alguns mitos do eucalipto.

A tecnologia utilizada pela empresa, desde o processo de plantação até a colheita, torna a Eldorado referência mundial. Em sua terceira edição, para o diretor florestal, Germano Vieira, todos os anos o público aumenta e levamos informação de qualidade. “No ano passado vieram 140 pessoas. Nesse evento de 2014, são aproximadamente 200 parceiros que participaram. É um número muito bom e que reforça ainda mais o compromisso da Eldorado. Em 2013 o nosso bate papo ocorreu em um barco no rio Paraná. Hoje conseguimos trazer o público bem mais próximo da nossa realidade”, ressalta.

O evento, que aconteceu próximo ao distrito de Garcias, na fazenda de Jorge Haddad, contou com a presença de autoridades do município. Para o secretário municipal de meio ambiente, agronegócio, ciência e tecnologia, Jurandir da Cunha Viana, o que a Eldorado fez foi de extrema importância. “Estamos ligados diretamente com essa empresa. A nossa parceria, junto com o assentamento Pontal do Faiá, teve ótimos frutos e viemos prestigiar mais uma ação da Eldorado”, finaliza.

Para Pascoal Secco, “o Sindicato Rural foi convidado e participa desses eventos, pois sabe da importância de cada vez mais buscar atualização e ser também um mobilizador. Tudo o que estamos vendo aqui, sem dúvida, iremos repassar para mais pessoas”, conclui.

Ainda para Germano, a relação com os nossos parceiros é de total confiança. “Transparência é a nossa palavra de ordem. Hoje temos uma equipe de profissionais com mestrado e doutorado que cuidam do nosso solo. Devolvemos no futuro uma terra igual, ou até melhor do que nos foi passado. Essa é a nossa proposta”, finaliza.

Tecnologia

A tecnologia existente na empresa também chamou atenção de todos que participaram do 3º encontro de parceiros florestais. Pulverizadores auto propelido, Vant – veículo aéreo não tripulado, entre outros, estavam em exposição para que o público pudesse sanar todas as dúvidas.

De acordo com o analista de sistema de informação geográfica da Eldorado, Josué Pedro dos Santos, “hoje trabalha-se com tecnologia de ponta para otimizar o tempo e conseguir melhores resultados. O veículo aéreo não tripulado é um exemplo. Conseguimos com esse equipamento cobrir um raio de até 3 quilômetros e alcançar uma altura de 100 até 1000 metros”.

Santos diz ainda que o VANT é controlado por uma inteligência artificial computadorizada. “Fazemos várias imagens georeferenciais do local, o mapeamento de APP – Área de Proteção Permanente, reserva legal, abrangência de pastagens, entre outros fatores. Hoje a Eldorado tem 4 equipamentos desse e diminuímos custos e garantimos mais qualidade”.

Palestra

A palestra com o tema “Manejo da fertilidade do solo em plantios de eucalipto”, foi ministrada pelo professor doutor Júlio Neves. Júlio é engenheiro agrônomo da Universidade Federal de Viçosa e abordou sobre as crenças e mitos com o plantio do eucalipto.

Para Neves, “o clima é um fator limitante de origem. As pessoas acreditam que o eucalipto seca o solo e tira a fertilidade dele. Isso é um mito. Quando falamos em clima não temos como mudar e sim, usar a água de forma eficiente. Dados mostram que 500 litros de água consumida pelas árvores, produzem um quilo de madeira. A proposta é a produção com sustentabilidade”.

Outra questão abordada durante a palestra e muito falada para quem trabalha com a área de silvicultura é sobre o melhoramento genético. Segundo o engenheiro agrônomo, “esse melhoramento e o manejo do solo irão contribuir com a economia da área e também da nutrição. Tudo tem que estar caminhando junto, com pesquisas e resultados. A boa nutrição é uma condição necessária, mas não suficiente para obter boa produtividade. O conceito de nutrição é medido pelas características do solo e da planta. O crescimento e a produção são consequências da fase inicial, onde solo, muda e luz, assim como outros fatores, são essenciais. Em 1966 iniciou-se a adubação do eucalipto e até hoje precisamos alimentar também essas árvores. Muitos acreditam que as raízes que absorvem a água são as grossas. Isso é um mito, pois as que absorvem água são as finas e as médias”, conclui.

Após o término da palestra, Júlio Neves tirou as dúvidas dos participantes e ocorreu uma demonstração dos maquinários da Eldorado Brasil.

Informações apresentadas

Dados da Eldorado foram apresentados para o público participante. Segundo Germano, a Eldorado tem capacidade de ser uma das maiores produtoras de celulose do mundo. “Cerca de 90% da nossa matéria prima é para exportação. Mato Grosso do Sul tem boas florestas e está dentro de uma ótima área. Aqui você planta e colhe, o que diferencia de outros lugares”.

Em sua fala, o diretor florestal apresentou ainda que de 2005 até 2013, cresceu muito o número de florestas plantadas. “A média do Brasil é de 5% e em Mato Grosso do Sul temos uma média de 17%. Hoje estamos com aproximadamente 180 mil hectares de áreas plantadas. Trabalhamos muito com a escolha do material genético e já temos 500 clones já testados e 2.500 colaboradores. Plantamos em média 250 mil árvores por dia, o que mostra a grandiosidade de nossos projetos para médio e longo prazo”, finaliza.

Germano agradeceu a presença de todos que participaram do evento e segundo informações dos participantes, foi um momento de conhecer de perto o trabalho da empresa e sanar todas as dúvidas sobre o eucalipto.

Para ver as fotos do evento, entre na galeria do site do Sindicato Rural de Três Lagoas. O endereço eletrônico é www.srtl.com.br .

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores denunciam série de envenenamentos de gatos no Novo Oeste

Casos geram revolta e medo; crime de maus-tratos pode levar à prisão

Jovem morre após beber destilado em Campo Grande e levanta suspeita de intoxicação por metanol

Investigação apura se há relação com casos de bebidas adulteradas; laudos laboratoriais devem confirmar causa da morte

Tribunal de Contas promove evento em Três Lagoas voltado à primeira infância

“Diálogo com o Gestor” reúne autoridades e gestores para discutir políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos