Geral – 02/05/2013 – 12:05
Encerrou no início segunda quinzena de maio, o Mutirão de Limpeza para o Combate a Dengue, que contou com reforço da população e promovida pelo Governo Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com Serviços Urbanos e Educação.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Oziel Soares, o Núcleo de Epidemiologia e Controle de Vetores de Brasilândia em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e com o auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias realizaram o mutirão de limpeza em todas as casas da cidade.
De acordo com o Gerente do Núcleo de Vigilância Sanitária, Epidemiologia Controle de Vetores, o veterinário Murilo José da Costa, a campanha teve uma boa aceitação por parte da comunidade brasilandense que abriu as portas para que os agentes pudessem recolher todos os focos do mosquito da dengue.
Além disso, Brasilândia fez uma parceria com a Vigilância Epidemiológica de Três Lagoas, para a utilização da máquina UBV (Ultra Baixa Volume), e eliminação dos mosquitos da Dengue. A máquina já foi utilizada duas semanas e entrou em sua terceira semana de utilização.
EDUCAÇÃO
Outra ação realizada foi a parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com as escolas de Brasilândia. No dia 19 de maio, o Gerente do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Vetores promoveu uma palestra com os estudantes da Arthur Hoffig e Antônio Henrique Filho no Anfiteatro Ramez Tebet, onde foi abordados assuntos como, por exemplo, o surgimento do mosquito da dengue, possíveis focos, a eliminação destes possíveis criadouros e orientações caso esteja com a Dengue. Mais de 700 crianças receberam as orientações.
Além disso, as crianças da Escola Municipal Antônio Henrique Filho participaram do mutirão de limpeza junto com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias e recolheram os entulhos que poderiam ser os possíveis focos do mosquito da Dengue. As crianças da Arthur Hoffig também participaram da ação.
“Gostaríamos de agradecer a toda população que abriu as suas casas e colaborou conosco nesta ação. Também parabenizamos os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias pelo excelente trabalho realizado em nosso município e as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Educação que foram parceiras nesta ação que visa reduzir o número de casas em Brasilândia”, agradeceu o Prefeito Jorge Diogo.
Legenda: Crianças da Escola Municipal Arthur Hoffig também participaram no combate dos focos do mosquito da dengue
Fonte: Assessoria de Comunicação


