Educação – 25/07/2012 – 12:07
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), em parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, promoveu palestra de renomado educador nacional, dirigida a todos os servidores e servidoras da Rede Municipal de Ensino (Reme), na noite desta terça-feira (24).
A palestra do professor e doutor Paulo Roberto Padilha, diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Paulo Freire, São Paulo (SP), foi proferida no auditório das Faculdades AEMS.
No evento, além da presença quase maciça dos professores e professoras da Reme, diretores de Escola e servidores da Semec, estavam também presentes o secretário de Educação e Cultura, professor Mário Grespan Neto; diretora Pedagógica da Semec, professora Jussara Aparecida Fernandes; e a professora Nara Maria Pasinato, representando o Sistema de Ensino Aprende Brasil (Editora Positivo).
Referindo-se à palestra, o professor Mário Grespan comentou: “esta é mais uma das inúmeras atividades pedagógicas que dão sustentação teórica e renovada motivação ao trabalho do dia a dia do professor e da professora”, disse.
Graças a ações como esta, “nossas crianças são afortunadas, crianças virtuosas que, certamente, irão tornar-se também cidadãos virtuosos”, observou, relatando alguns dos principais atos de valorização do magistério e de melhorias da infraestrutura da Reme, em Três Lagoas.
Mário Grespan citou como exemplo os computadores que estão chegando para todos os alunos; ar condicionado em todas as salas de aula, substituindo os antigos ventiladores de teto; aquisição de lousas digitais; e troca de antigas por novas carteiras para os alunos da Reme, entre outros investimentos.
“Graças a tudo isso, nossa Rede Municipal de Ensino conquistou uma importância que não tem medidas nem limites. Por isso, sinto a alegria de compartilhar com todos vocês o orgulho de pertencer à Reme”, concluiu.
PALESTRA
Na palestra, Paulo Padilha expõe reflexões e canções por uma “educação transcultural”, fundamentadas na experiência de uma longa trajetória de professor, influenciado por Paulo Freire, com quem teve o privilégio de trabalhar ao seu lado por quatro anos.
O conteúdo das inumeráveis palestras, proferidas por todo o Brasil e sua experiência pedagógica, criando e “renovando espaços de reconhecimento artístico e educacional” levaram à edição do livro “Educar em Todos os Cantos – Reflexões e Canções por uma Educação Intertranscultural”.
O objetivo de trazer Paulo Padilha a Três Lagoas é “a valorização dos nossos educadores”, resumiu a professora Jussara.
“Avançamos muito, trabalhamos as melhores práticas pedagógicas, todas voltadas para a vida. Adequado às nossas propostas estão as ideias e a palestra do Paulo Padilha, que também comunga as mesmas propostas que seguimos com a adoção do Sistema de Ensino Aprende Brasil (Editora Positivo)”, comentou a diretora Pedagógica da Semec.
Fonte: Ascom