Educação – 19/04/2013 – 11:04
Administração pública investe na qualificação de profissionais e ambiente de estudos para alunos da rede
A Secretaria de Educação tem se movido de um cuidado especial na tentativa de atender e sanar todas as necessidades de seus usuários.Isso inclui os alunos portadores de necessidades especiais. Hoje a rede atende crianças de 0 a 17 anos, com todos os tipos de necessidades, seja ela surdez, cegueira, deficiência múltipla, autismo, entre outras.
As crianças são matriculadas normalmente na escola regular e são encaminhadas para uma equipe especializada, onde suas necessidades serão identificadas e os alunos serão encaminhados aos pontos de atendimento corretos. A equipe de educação especial de Três Lagoas hoje conta com 2 psicólogas 2 pedagogas (uma com habilitação em necessidades especiais) 2 assistentes sociais.
Na rede existem salas de apoio pedagógico e em duas escolas existem as salas de Atendimento Educacional Especializada, onde as crianças frequentam o ensino regular em um período e no outro período elas frequentam as salas de AEE. As escolas Municipais Flausina de Assunção Marinho, no Bairro Santa Rita e Marlene de Noronha Gonçalves, são as que atendem ensino regular e em período contrario prestam o atendimento de educação especializada.
Os profissionais que atuam nessa área passam por cursos de capacitação periódicos palestras são ministradas constantemente, e nessa sexta-feira (19) participarão de um curso intitulado ”Confecção de Células para Leitura em Braile” voltado para a área de Arte da Educação Especializada. Com o objetivo de incentivar a feitura das células pelos professores que atuam como mediador com o deficiente visual, pois enquanto confecciona aprende a manuseá-lo, visto que a pessoa com necessidade especial educacional se apropria deste sistema de leitura, adquirindo sua aprendizagem por ser muito adaptável e eficaz.
Fonte: Redação