36.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Eduardo Rocha quer trazer ferrovia para Aparecida do Taboado e Três Lagoas

11/08/2013 – Atualizado em 11/08/2013

Deputado Eduardo Rocha quer trazer ferrovia para Aparecida do Taboado e Três Lagoas

Por: Assessoria do Deputado

“O grande objetivo da implantação das rodovias é o transporte de cargas, mas onde estão sendo produzidas as cargas que serão contempladas com o traçado atual do trecho ferroviário compreendido entre Estrela D’Oeste (SP) e Dourados – a 233 quilômetros da Capital. Nós precisamos e queremos rediscutir o trecho que vem do Estado de São Paulo. ”

Esse foi o questionamento levantado pelo deputado estadual Eduardo Rocha durante a audiência pública, realizada em Campo Grande, nesta quinta-feira (8), onde representantes políticos, de entidades, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e demais interessados, debateram o processo de concessão à iniciativa privada do referido trecho.

Eduardo justificou seu questionamento citando, por exemplo, a capacidade produtiva da unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobrás. Serão 1,2 milhão de toneladas/ano de ureia granulada com a comercialização de 70 mil toneladas/ano de amônia (maior parte, 691 mil toneladas, será usada na produção da ureia). Com a nova unidade, a Petrobras vai dobrar a produção nacional de ureia, contribuindo para redução das importações do produto de 66% para 39% da demanda estimada do mercado nacional, de cerca de 4 milhões de toneladas por ano.

Segundo informações da ANTT, o trecho da ferrovia começa em Estrela D’Oeste, passa por Panorama (SP), próximo ao Rio Paraná, e segue até Dourados. A intenção do projeto é facilitar o escoamento da produção de grãos de Mato Grosso do Sul. O traçado possui extensão de, aproximadamente, 660 quilômetros e atravessa 21 municípios.

“Aqui no Estado, a ferrovia entrará pelo município de Brasilândia, seguindo por Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Deodápolis, Angélica e Dourados. Os trilhos passarão muito perto de um dos maiores pólos produtivos do país, que é Três Lagoas, sem contemplar de verdade essa produção”, explicou o deputado.

Como o prazo de contribuições com estudos e levantamentos para a construção do traçado definitivo está aberto até o próximo dia 22 de agosto, Eduardo Rocha se comprometeu em levar até Brasília, na Agência Nacional de Transportes Terrestres, toda a documentação que comprove a necessidade de mudança no traçado atual.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Circuito Avança Juventude movimenta estudantes e gestores com foco em políticas públicas para jovens

Etapa Região Bolsão do evento estadual reuniu alunos, lideranças e representantes de vários municípios para debater projetos e construir o Plano Estadual da Juventude Três...

“Pablo Escobar brasileiro”, ex-major de MS é julgado em Bruxelas por tráfico

Caso contra ex-PM seria analisado em Bruges, mas acabou transferido por questões de segurança Acusado de chefiar uma rede responsável por enviar 45 toneladas de...

Mestre Panda, do Abadá Capoeira fala de conquista na Taça Capoeira das Favelas em Goiânia

Instrutor falou sobre dedicação, o apoio da SEJUVEL e a importância social do esporte.