36.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Eduardo Rocha participa de programa e comenta sobre a aprovação do projeto que eleva comarca de Três Lagoas

11/09/2015 – Atualizado em 11/09/2015

Por: MC/Redação com fotos de Rádio Caçula

O deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) esteve na manhã desta sexta-feira (11) no programa Toninha Campos na Rádio Caçula para comentar sobre sua conquista junto a Assembleia Legislativa que aprovaram por unanimidade – em primeira e segunda votação – o projeto de Lei nº 172/15, de autoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que eleva as comarcas de Corumbá e Três Lagoas à categoria de Entrância Especial e altera dispositivos da Lei nº 1.511, de 5 de julho de 1994.

“Quero até o final deste mês trazer em Três Lagoas João Maria Lós, Presidente do Tribunal para implantar a nova comarca. Com a elevação da Comarca à Entrância Especial, Três Lagoas poderá contar com mais juizes, mais promotores, mais assessores, mais estrutura, para melhor servir a população. E a demanda já é muito grande” disse o deputado.

ENTRÂNCIA ESPECIAL

Comarcas de segunda entrância são as médio porte, formadas por duas ou mais varas, e as de entrância especial são compostas por varas especializadas nas esferas cível e criminal. Em Mato Grosso do Sul, das 52 comarcas apenas Campo Grande e Dourados são de entrância especial. Na Capital, existem hoje 62 varas instaladas e em Dourados, 15.

Segundo o Código de Divisão e Organização Judiciária (CODJ), no caput do art. 13, as comarcas são classificadas de acordo com o movimento forense, densidade demográfica, rendas públicas, meios de transporte, situação geográfica, extensão territorial e outros fatores socioeconômicos de relevância.

A proposição se justifica na dimensão em que as referidas comarcas passaram a apresentar, tanto no aspecto populacional das cidades que as compõem quanto no desenvolvimento econômico, cultural e social, o que vem gerando impacto, sobretudo na movimentação forense. Tem a meta de possibilitar uma resposta mais rápida aos jurisdicionados, de modo a atender aos princípios constitucionais da eficiência e da razoável duração do processo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Pablo Escobar brasileiro”, ex-major de MS é julgado em Bruxelas por tráfico

Caso contra ex-PM seria analisado em Bruges, mas acabou transferido por questões de segurança Acusado de chefiar uma rede responsável por enviar 45 toneladas de...

Mestre Panda, do Abadá Capoeira fala de conquista na Taça Capoeira das Favelas em Goiânia

Instrutor falou sobre dedicação, o apoio da SEJUVEL e a importância social do esporte.

Audiência Pública da Saúde será realizada na próxima terça

Moradores estão convidados a acompanhar de perto como estão sendo aplicados os recursos da saúde pública municipal; evento será no plenário da Câmara, a...