27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Eduardo Rocha homenageia nipo-brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento de MS

02/10/2015 – Atualizado em 02/10/2015

Por: Assessoria de Imprensa

O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão foi assinado em Paris no dia 5 de novembro de 1895. A vinda dos imigrantes foi resultado de uma combinação de dificuldades e interesses de ambos os países. O primeiro navio vindo do Japão, Kasato Maru, chegou ao Brasil em 18 de junho de 1908, com 781 passageiros. Com o propósito de reconhecer a importância de várias gerações, a Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (30/9), sessão solene em homenagem aos nipo-brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

De proposição dos deputados Renato Câmara (PMDB) e George Takimoto (PDT), a solenidade marcou a entrega da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. “Essas homenagens são uma forma do Poder Legislativo reconhecer a importância da comunidade nipo-brasileira e o valor histórico deste Tratado, que possibilitou o estreitamento das relações comerciais e a vinda dos japoneses ao Brasil”, ressaltou Renato.

Em nome dos homenageados, Kosuke Ono destacou a relevância da solenidade. “Recebemos a honrosa Comenda como homenagem à confiança construída com sangue e lágrimas pelos nossos antepassados. Atualmente, o Brasil está enfrentando problemas econômicos, mas aproveitando essa solenidade, reiteramos o desejo de que ambos os países caminhem para um maior intercâmbio, rumo a prosperidade”.

O Eduardo Rocha, que homenageou os empresários Roberto Imada e Paulo Keiji Matsumoto, destacou que a homenagem é uma singela forma de reconhecer toda a contribuição dos nipo-brasileiros para a cultura, culinária e economia do nosso país.

O evento teve a participação do Coral da Assembleia Legislativa e do Grupo Kaizen Wadaiko.

Roberto Imada

Engenheiro agrônomo por formação acadêmica, Roberto Imada é um dos empresários de sucesso no município de Três Lagoas e agora também conquista o mercado gastronômico em Campo Grande. Junto com o irmão Celso, que é administrador de empresas, chegou em Três Lagoas no ano de 1995. Na época, o pai dele, Hisashi Imada possuía na cidade um pesque-pague, com criação de peixes em cativeiro. Os filhos montaram na cidade um frigorifico de peixes para abastecer o mercado paulista. O empreendimento acabou não dando certo e a ideia foi levar o peixe para a cozinha, fundando então, o bem sucedido restaurante “Lagoa da Prata”, uma das principais referências da gastronomia de Três Lagoas, primeira cidade do interior do Estado a exportar franquia para a Capital. O principal prato do restaurante, a “Tilápia ao Provolone”, já recebeu diversos prêmios e já esta patenteada.

Paulo Keiji Matsumoto

Nascido em 20 de janeiro de 1957, descendente da segunda geração de japoneses-Nissei. Há 83 anos, a família Matsumoto imigrou para o Brasil, chegando em 1º de setembro de 1933, seguindo para Promissão – SP. Paulo Keiji e sua esposa Ana Lúcia Schlatter e seus dois filhos vieram para Mato Grosso do Sul a convite do seu sogro Alberto Schlatter.

Tiveram o terceiro e último filho já em Mato Grosso do Sul, construindo uma linda família de três filhos homens, sendo os dois filhos mais velhos engenheiros-agrônomos e o caçula advogado, o qual encontra-semorando nos EUA.

Hoje é um grande empresário e produtor rural na área de soja, milho, algodão, pecuária, deslintamento de algodão e revenda agrícola, tornando-se um empresário de referência em nossa região. Gerando 60 empregos diretos, vários destes trabalhando a mais de 10 anos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.

Colisão entre carretas deixa motorista ferido e complica o trânsito na MS 112 entre Três Lagoas e Inocência

Acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira, 12, e deixou um condutor preso às ferragens, onde rodovia ficou parcialmente interditada por várias horas.

Detran-MS lança aplicativo que agiliza consultas e reforça segurança no trânsito

Ferramenta integra forças policiais e permite acesso instantâneo a dados de veículos e condutores