25.5 C
Três Lagoas
sábado, 21 de fevereiro, 2026

Economia Solidária inicia trabalhos de implantação

Política – 23/03/2013 – 11:03

Objetivo é inclusão e organização social dos catadores de materiais recicláveis, incluindo criação de cooperativa independente com apoio da Prefeitura

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos de Governo, iniciou os trabalhos, apresentação e estudo das diretrizes para implantar no Município o Programa de Economia Solidária, em convênio com o Governo Federal e Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social.

As reuniões de trabalho começaram na tarde de quinta-feira (21) e manhã desta sexta-feira (22), na Secretaria de Assuntos de Governo, para implantar em Três Lagoas o Projeto de Governo de Mato Grosso do Sul de Inclusão e Organização Social dos Catadores de Materiais Recicláveis, previsto no Programa de Economia Solidária do Governo da União.

De início, as reuniões são coordenadas pelo professor Eronildo Barbosa e contam com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde Pública e Assuntos de Governo.

O primeiro passo é localizar e identificar todas as pessoas que vivem da coleta de materiais recicláveis, “para posterior criação de uma Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Três Lagoas, independente, mas com o apoio da Prefeitura”, informou Eronildo.

“Três Lagoas é uma cidade privilegiada, pelas múltiplas oportunidades de emprego e geração de renda, que surgem a cada dia. Por isso, acreditamos ser pequeno o número de pessoas que irão participar e a tendência é que esse número caia gradativamente”, prevê o professor.

Por outro lado, por ser também uma Cidade rica na produção industrial e no consumo, por meio do comércio, “as pessoas que trabalham como catadores de materiais recicláveis têm oportunidade de melhorar sua qualidade de vida, bastando organizá-las e orientá-las no conhecimento do mercado, legislação e geração de renda”, resumiu Eronildo.

Ele antecipou que a execução do Projeto de Inclusão e Organização Social dos Catadores, além da ativa participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que prevê também a execução da Coleta Seletiva de Lixo, tem como importante parceiro o trabalho da Assistência Social, “para identificar e orientar as pessoas que trabalham com materiais recicláveis”, completou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

O medo real que habita entre nós

Confira o editorial do Jornal Digiral da Caçula, edição 238, deste sábado (21) A Quaresma costuma despertar no imaginário popular um desfile de sombras. Entre...

Foragido tenta se esconder debaixo da cama, mas acaba preso em boca de fumo no Novo Oeste

Suspeito foi localizado durante operação, onde drogas embaladas para venda foram apreendidas

Nova iluminação é inaugurada na Avenida Jamil Jorge Salomão e reforça segurança em Três Lagoas

Obra contempla trecho estratégico de acesso ao Balneário Municipal e integra programa de modernização da iluminação pública