20.3 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

É verdade que a pílula só protege a partir da segunda cartela?

Geral – 10/04/2013 – 13:04

O que dizem os médicos – De acordo com os médicos ginecologistas, no primeiro mês em que a gente começa a tomar anticoncepcional é importante usar camisinha para garantir a proteção contra a gravidez fora de hora. Isso porque no primeiro mês de uso da pílula o corpo estará se adaptando a ela e, portanto, será necessário um cuidado a mais para evitar a gravidez. Já no segundo mês, tudo certo: o anticoncepcional será o suficiente para você poder fazer sexo sem o risco de engravidar.

E a camisinha? – Aí vale lembrar o seguinte: não basta estar protegida apenas contra o risco de gravidez, não é mesmo? Em tempos de doenças sexualmente transmissíveis, especialmente de aids, é fundamental o uso da camisinha sempre, em todas as práticas sexuais: sexo anal, oral e penetração vaginal. Ou seja, a dica é: mesmo que você entre no segundo mês de uso da pílula anticoncepcional, não dispense a camisinha. Ela deve fazer parte do kit erótico do casal. Para sempre!

Mais uma dica – Vale lembrar que, para o anticoncepcional ser seguro contra a gravidez, é importante não esquecer nenhuma pílula da cartela e procurar tomar sempre no mesmo horário, diariamente, respeitando a pausa sugerida por cada fabricante (leia a bula!). E consulte também o médico ginecologista que lhe prescreveu o medicamento caso não se sinta bem com ele, a fim de encontrar o método anticoncepcional que seja o mais adequado para o seu corpo.

Fonte: IG Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Coragem é o primeiro passo”, afirma Evalda Reis em campanha do Agosto Lilás

Com apoio da Procuradoria da Mulher, Câmara promove campanha com foco em educação, prevenção e escuta ativa das vítimas

Indivíduo é preso em flagrante após perseguir e ameaçar ex-companheira

Após mais de 95 ligações em um único dia, agressor foi localizado pela Polícia Civil dentro de supermercado e segue sob custódia

Homem sofre parada cardíca e morre em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros

Vítima de câncer pulmonar foi levada por familiares em busca de socorro, mas não resistiu apesar das tentativas de reanimação