29.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 21 de maio, 2025

Duas questões do Enem 2012 podem ser anuladas

Geral – 04/11/2012 – 09:11

Após a correção feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo, duas questões da prova deste sábado do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) podem ser anuladas, as questões 20 e 51, no caderno amarelo.

A primeira delas é sobre história antiga. A questão trazia um mosaico do período romano e perguntava qual característica política de Roma estava presente na imagem – a questão 20 do caderno amarelo.

?Eu considero que as alternativas D e E, pois as duas não são precisas e têm problemas?, afirma Daily de Matos Oliveira, professor e coordenador de história do Objetivo. Para ele, a alternativa D traz uma expressão correta e uma justificativa incorreta, enquanto a alternativa E tem uma expressão incorreta e a justificativa correta.

“Podemos falar de imperialismo em Roma, mas não de selvageria na região do mosaico. E podemos falar de diversidade, mas não de expansionismo de Roma no período apresentado no enunciado”, afirma.

Já na prova de ciências da natureza, o problema está em uma questão que fala sobre densidade e peso, questão 51 do caderno amarelo.

“Se o aluno usa todos os dados presentes no enunciado percebe uma inconsistência e não chega à resposta”, afirma o professor de física Ricardo Helou Doca. “É passível de anulação”, diz.

“Estamos falando de ciência exata, mas o candidato teria de abrir mão de algum dado do enunciado para chegar à resposta. A questão prejudicou os candidatos que podem ter perdido muito tempo até chegar a uma das respostas”, conclui.

Sobre os problemas apontados por professores do Objetivo nas questões 20 (sobre história antiga) e 51 (sobre hidrostática) da prova amarela, o MEC informou na noite deste sábado que irá aguardar a divulgação do gabarito oficial, o que deve ocorrer até quarta-feira (7), para só então se manifestar.

Fonte: do Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS registra 4.517 casos confirmados de dengue em novo boletim

Mato Grosso do Sul já registrou 11.602 casos prováveis de Dengue, sendo 4.517 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...

Semana do MEI oferece atendimento gratuito para empreendedores de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), em parceria com o SEBRAE/MS, realiza a...

Briga entre pai e filho termina em pancadaria, sangue e hospital na Vila Zuque

Conflito violento deixou idoso ferido e escancara drama marcado por drogas e agressões dentro de casa nesta segunda-feira, 19.