37.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Drogarias de todo o Brasil devem manter farmacêuticos durante a jornada

06/10/2014 – Atualizado em 06/10/2014

A partir de hoje, drogarias de todo o Brasil estão obrigadas a manter farmacêutico durante a jornada

Por: THESPTIMES

As farmácias de todo o Brasil deixaram de ser apenas estabelecimentos comerciais, desde 25 de setembro, e passaram a atuar como prestadoras de serviços de assistência à saúde. É o que determinou a Lei nº 13.021, publicada no Diário Oficial da União em agosto.

Dispor de soros e vacinas que atendam o perfil epidemiológico de sua região demográfica, para atendimento imediato à população, são somente alguns exemplos dos serviços que poderão ser oferecidos pelas farmácias, que deverão ainda dispor de equipamentos necessários à conservação adequada de imunobiológicos, bem como contar com equipamentos e acessórios que satisfaçam aos requisitos técnicos estabelecidos pela vigilância sanitária.

De acordo com a advogada da IOB, do Grupo Sage, Clarice Saito, tanto o farmacêutico quanto o proprietário do estabelecimento deverão sempre agir de forma solidária, realizando todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos. “Além disso, o farmacêutico terá a responsabilidade de comunicar os órgãos sanitários, o laboratório industrial e profissionais da saúde sobre efeitos colaterais, intoxicações, reações adversas e farmacodependência de qualquer medicamento.”

O profissional terá a obrigação ainda de: organizar e manter cadastros atualizados com informações técnicas e científicas dos fármacos, medicamentos e drogas comercializadas na farmácia; proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes internados ou não; estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos; estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas; e prestar orientação farmacêutica, com o objetivo de esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia.

Clarice comenta que as farmácias e drogarias são obrigadas a ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento desde a edição da Lei nº 5.991, de 1973. “Se ocorrer baixa do profissional farmacêutico, o estabelecimento deverá contratar um novo profissional no prazo máximo de 30 dias”, finaliza a especialista.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feirão Emprega Transporte vai oferecer mais de 400 vagas em Três Lagoas neste sábado

Evento promovido pelo SEST SENAT em parceria com a Casa do Trabalhador reúne mais de 20 empresas e promete processos seletivos imediatos para diversos setores.

Obras vai modernizar acesso de rodovia entre Três Lagoas e Inocência

Investimento prevê implantação e pavimentação de dois dispositivos rodoviários, garantindo logística eficiente e segura para o novo polo de celulose do Vale da Celulose

Três Lagoas recebe turnê inédita “Elas ao Cello” em outubro

Espetáculo gratuito de música clássica acontece no dia 3, às 20h, no Auditório Maior da UFMS, com ingressos limitados distribuídos pelo WhatsApp Mato Grosso do...