Saúde – 30/08/2012 – 15:08
Na manhã desta quinta-feira (30), durante entrevista à Rádio Caçula no programa “Toninha Campos”, a farmacêutica Dra Telma Salles falou sobre um tema que atinge várias pessoas, o esgotamento físico e mental.
O esgotamento persistente, cansaço físico e mental podem ser sintomas de outras doenças.
Conseguimos identificar oito doenças relacionadas ao cansaço:
1 – ANEMIA: Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença, muito embora homens – adolescentes e adultos – e os idosos também possam ser afetados por ela. Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames laboratoriais (sangue).
2- APNEIA: Apnéia noturna é uma desordem do sono caracterizada pela suspensão da respiração durante o sono pela língua, que inibe a passagem de ar ao nível da garganta, isso pode durar em média 10 segundos, não sendo suficiente para despertar a pessoa.
3 – DEPRESSÃO: É a tristeza quando não acaba mais. É uma doença que ataca tão subjetiva, que a maioria dos que sofrem dela nem percebem que estão doentes.
4 – DIABETES: A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes.
5 – TIREOIDE: A glândula da tireóide pesa apenas 12 gramas, mas pode deixar seu organismo bem bagunçado se não estiver em pleno funcionamento, ela é responsável pelo controle de peso.
6 – PROBLEMAS DE CORAÇÃO: O coração tem a maior das responsabilidades em um ser vivo: fazer o sangue circular por todo o organismo, levar oxigênio e nutrientes para as células e sangue carregado de gás carbônico para os pulmões a fim de oxigená-lo. Qualquer desajuste nessa bomba – que deve funcionar com grande precisão – pode provocar problemas sérios.
7- FIBROMIALGIA: Caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos.
8 – INFECÇÕES: Elas provocam no organismo um esgotamento físico pois é responsável por combater as doenças, o corpo se defende.
Entenda a diferença entre estafa e stress
Estafa: É quando a pessoa sente dores o tempo todo, vontade de ir embora logo quando chega no trabalho, tornando todas as atividades que antes era prazerosa você começa a fazer por obrigação.
O stress são os sintomas da estafa potencializados.
Tratamento
A farmacêutica reforça que quem apresentar esses sintomas, deve procurar tratamento médico para descobrir o motivo.
Dicas
Estafa e stress podem ser evitados com uma boa alimentação e exercício físico
Fonte: Da redação / Rádio Caçula